Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 15
    EM DESTAQUE
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    • Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas
    • Energéticos e bebidas gaseificadas prejudicam a saúde bucal
    • Acidentes domésticos são a principal causa de morte por lesões em pessoas acima dos 65 anos
    • Por uma melhor qualidade de vida aos portadores de lúpus juvenil
    • Campanha em TV inicia celebração dos 90 anos da Rede Drogal
    • Vacinação no inverno: proteção essencial para pacientes oncológicos
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»ECONOMIA»Brasil registra recorde de novas empresas; especialista destaca importância do branding na construção das marcas
    ECONOMIA

    Brasil registra recorde de novas empresas; especialista destaca importância do branding na construção das marcas

    30/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O Brasil alcançou o maior número de aberturas de pequenos empreendimentos do ano no mês de julho, somando quase 378 mil novas empresas. De acordo com informações do Sebrae e da Receita Federal, o total chegou a 2,8 milhões em 2024.
    A cada novo negócio criado, nasce também um logotipo. Segundo dados do Boletim Mensal e Propriedade Industrial, divulgados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em julho foram 119.209 pedidos de registro de novas marcas, um aumento de 11,2% em comparação ao mesmo período de 2023.
    Rick Garcia, publicitário e sócio-fundador da MAVERICK 360, agência 100% digital especializada em áreas complexas ou regulamentadas, explica a importância de construir um conceito para a identidade da nova empresa. “O branding de forma geral tem que ser uma tradução dos valores do empreendimento, ou seja, surge de dentro para fora. Não adianta você atribuir uma ideia que não reflete a realidade, como querer empregar luxo a um produto que não carrega essa característica, por exemplo. As pessoas percebem a falta de transparência e isso afeta a construção da imagem e a credibilidade”, alerta.
    No entanto, esse processo não deve ser uma preocupação apenas para jovens empreendedores. Empresas consolidadas precisam constantemente avaliar se a comunicação está adequada e é aí que entra o rebranding. “Uma companhia é um organismo vivo e mutável. É natural que, com o tempo, as propostas do início se transformem e novos serviços ou produtos sejam agregados ao portfólio, por exemplo. Quando essas mudanças ocorrem, pode ser necessário fazer uma atualização”, explica.
    Segundo o especialista, reconectar-se com os clientes, inspirar colaboradores, facilitar a estratégia de vendas, reposicionamento, ou ainda, se o nome ou logotipo limitam o universo de atuação e não refletem os atributos principais do produto ou serviço, são fatores importantes na hora de optar pelo rebranding. “Mais do que uma renovação, essa decisão demonstra que a organização busca se manter atual e moderna”, pontua.
    Longe de ser algo estático, tanto o branding quanto o rebranding – como os próprios nomes sugerem – são processos em constante evolução, que exigem ações contínuas com a finalidade de manter a marca relevante. Para quem está construindo uma nova identidade empresarial ou, mesmo, pretende fazer um reposicionamento, o publicitário dá algumas dicas:
     
    1 – Analise seus valores e o mercado: entenda os princípios que devem ser transmitidos e faça uma pesquisa para ver como os concorrentes se comunicam.
    2 – Destaque seu diferencial: use as características únicas da sua marca para se destacar com autenticidade e, para ser mais assertivo, conheça bem o público-alvo.
    3 – Crie uma conexão: encontre formas de desenvolver uma ligação emocional com seus consumidores, por meio do storytelling, realizando ações de impacto social ou de experiência do cliente.
    4 – Revise no rebranding: no caso de um reposicionamento, reavalie os pontos anteriores e identifique o que precisa ser ajustado. Lembre-se de manter a essência da marca.
    5 – Comunique as mudanças: explique a novidade de forma clara, destacando os benefícios e o impacto positivo.
    6 – Prepare-se: esteja pronto para receber críticas e lidar com desafios que possam surgir durante o processo.

    Sobre a MAVERICK 360
    A MAVERICK 360 é uma agência digital que oferece soluções em Branding, Assessoria de Imprensa, Marketing on e off e In-house. A empresa é especializada no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas. Fornece um diagnóstico integrado de comunicação a todos os seus clientes, com a personalização dos serviços prestados. Desde 2014, ano em que foi fundada, o modelo de trabalho é 100% digital, sob o conceito remote first, com profissionais espalhados por diversas partes do mundo e dedicados a desenvolver projetos criativos, exclusivos e de alta performance. O cumprimento de prazos é um compromisso assumido, com 80% das entregas realizadas antecipadamente e o restante inteiramente dentro dos prazos acordados. A agência conta com a expertise de seus sócios-diretores, o publicitário Rick Garcia e a jornalista Fabíola Cottet, que possuem mais de 20 anos de experiência em comunicação estratégica e corporativa.
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    LILIAN DA CRUZ
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Chega a Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, projeto de empreendedorismo gratuito que oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores

    15/05/2025

    De bióloga a empresária: a importância de mudar de rumo e seguir uma paixão para se realizar profissionalmente

    15/05/2025

    Transformando o jeito de investir em imóveis no Brasil, IMvester faturou R$ 140 milhões em 2024

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    Construir ecossistemas na era de IA será tema da palestra de Marco Stefanini no Web Summit Lisboa

    07/11/20240

    Dia dos Pais no Shopping Taboão presenteia clientes com vinho exclusivo

    31/07/20240

    Dia Mundial do Parkinson: Tratamentos inovadores melhoram a qualidade de vida dos pacientes

    11/04/20250

    Proteção, desempenho e cumprimento das exigências legais. Saiba a importância da vacinação de equinos

    17/01/20250

    Principais Indicadores de Desempenho Financeiro para Empresas

    31/10/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.