O contato com a natureza pode trazer inúmeros benefícios para as pessoas. Alguns estudos científicos revelam que passar o tempo em ambientes naturais reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Essa conexão com o meio ambiente é essencial para o bem-estar, proporcionando sensação de paz, tranquilidade e renovação. E por que não unir o útil ao agradável?
Em breve, quem for às compras em Belo Horizonte, poderá desfrutar de um ambiente totalmente integrado à natureza. Idealizado pelo Grupo NS Participações e Investimentos e em fase final de construção, o Botânico Shopping se destaca por sua proposta inovadora de unir o verde ao ambiente urbano.
O shopping de luxo, que já garantiu a participação de grandes marcas, promete revolucionar a experiência de compras na cidade. O projeto emblemático, voltado para o público exigente da capital mineira, tem localização estratégica com entradas pelas ruas Jornalista Djalma Andrade e Celso Porfírio, bem no coração do bairro Belvedere, na região centro-sul da capital mineira.
Com uma área total de 12 mil m², o shopping conta com um projeto permeável de 2 mil m², o maior do estado, e contará com uma grande praça central, árvores frutíferas, espelho d´agua, um rooftop repleto de vegetação e um paredão verde que será um verdadeiro cartão de visitas. A proposta é criar um ambiente acolhedor e sofisticado, onde os visitantes possam desfrutar de momentos de lazer e bem-estar em meio à natureza.
Paisagismo
Quem assina o projeto paisagístico é Ronaldo Moraes, da Forma Garden. O especialista explica que o paisagismo é a alma do Botânico Shopping. “Fizemos um projeto rico, denso, requintado e ao mesmo tempo simples e acolhedor. O objetivo do Botânico Shopping é trazer a natureza para todos os ambientes do shopping, onde a pessoa estiver ela vai ter contato com o verde, tanto na praça e na fachada dos ambientes internos e externos”, comenta.
Segundo Moraes, estão sendo utilizadas plantas do cerrado da Serra do Curral, como quaresmeiras, imbé, imbaúbas e jabuticabeiras. Um dos diferenciais do Botânico Shopping, além da grande praça central é um grande paredão verde externo que será visualizado através de janelas de vidros de qualquer lugar do interior do shopping. Esse paredão conta com mais de duas mil plantas e um moderno sistema moderno.
Nas fachadas externas e internas serão utilizadas plantas pendentes como jibóias e aspargos. Na praça e no rooftop serão plantadas 25 jabuticabeiras de grande porte com mais de 4 metros de altura. Além disso, na grande praça também haverá um espelho d´agua para ambientar e trazer aconchego e acolhimento.
“Desde a pandemia, a aproximação com a natureza tem sido uma tendência. Atualmente, essa tendência é uma necessidade e o Botânico Shopping vai trazer esse ambiente verde para a população”, completa o paisagista.
Arquitetura
Assinado pela arquiteta Lucy Volpini, o projeto arquitetônico é inspirado em praças urbanas e busca integrar o meio urbano com a natureza. “Nossa missão foi projetar o mall mais elegante e agradável da cidade. Fizemos uma pesquisa abrangente sobre os principais shoppings- jardins do país e do mundo. Para isso nos inspiramos no conceito de Life-Center, um espaço cheio de vida, elegante, bucólico e aconchegante. As pessoas não querem mais estar entre paredes, elas precisam da integração com o verde. É um projeto mineiro, que resgata materiais usados em Minas”, afirma Lucy Volpini.
O projeto de interiores, assinado pelo arquiteto David Guerra, também foi pensado para proporcionar um ambiente acolhedor e convidativo. O Botânico Shopping terá materiais naturais, como madeira, pedra e tijolo, e mobiliário assinado por designers brasileiros com elementos de madeira, fibra que caminham entre o tecnológico e natural.
“Não há nada mais sofisticado e elegante do que a simplicidade dos componentes da natureza. O luxo está na simplicidade, na busca por essa essência junto à natureza. Por isso, vamos abusar, por exemplo, de jardins verticais, de plantas, água e pedras. O Botânico Shopping vai conectar as pessoas à natureza. Ela cura, resgata e volta à origem”, explica David Guerra.
A proposta é tornar o Botânico Shopping um lugar em que as pessoas queiram estar para compartilhar bons momentos. Guerra ressalta que o shopping traz o conceito de generosidade afetiva, de gentileza urbana, que propiciará aconchego e carinho. “O ponto central do shopping já é uma praça que convida para um encontro e a receber bem. A praça é onde as coisas acontecem no mundo afora, ela guarda um memorial histórico. E no Botânico Shopping não será diferente. Será um espaço confortavelmente projetado para reunir amigos e famílias inteiras. A compra real tem que trazer uma experiência diferenciada, que instigue o cliente a sair de casa”.
Marcas confirmadas
Com quatro níveis, o Botânico Shopping tem atraído grandes marcas para o shopping voltado para o público A. Segundo os idealizadores,70% das lojas já estão locadas. Algumas marcas chegam pela primeira vez em Minas Gerais, como o restaurante saudável Empório Frutaria São Paulo; a drinkeria paulista APTK; a Noir Chocolate; a Lauf, moda fitness de Curitiba. O shopping também vai abrigar a primeira academia sete estrelas do país em um espaço de mais de 1.000 m² e serviços exclusivos.
Também estão confirmadas a gelateria Mi Garba; a padaria artesanal Du Pain; o buffet infantil Casa do Sol, que terá uma operação como espaço kids; o gastrobar Romerito; a ótica alemã Zeiss; a loja de moda casa Decopa; a loja de semijoias de design, Camila Hermeto; a loja mineira autoral, Auá; o salão de beleza Jacques Janine; o spa Premiere; a pizzaria Farinharia e o mercado Hortisul, que terá uma proposta premium na cidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CÍNTIA NEVES SILVA
cintia.imprensa@gmail.com