Consertar ao invés de descartar. Esse tem sido o comportamento de muitos clientes do GetNinjas, uma das maiores plataformas para contratação de serviços no Brasil. Os pedidos por assistência técnica de eletrônicos, como TVs, celulares e notebooks, estão entre os mais procurados e revelam uma mudança importante nos hábitos de consumo alinhados com uma tendência global. Segundo estimativas da Exactitude Consultancy, o tamanho do mercado mundial de reparo e manutenção de eletrônicos deve alcançar US$ 11,09 bilhões até 2030, apresentando uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 3,5% durante o período previsto.
De volta ao consumidor brasileiro, no primeiro trimestre de 2025, os dados do GetNinjas mostram um interesse crescente por serviços de reparo. De janeiro a abril deste ano, os pedidos por profissionais especializados em reparos de televisores (primeiro do ranking), celulares, notebooks e laptops acumulam 18,30% do total de pedidos na categoria de assistência técnica na plataforma. A valorização do reparo reflete um consumidor mais atento a durabilidade dos produtos e aos impactos ambientais do descarte eletrônico, além de indicar um poder de compra menor para um produto novo. Isso corrobora para o papel do GetNinjas enquanto plataforma segura, eficiente e confiável para quem precisa contratar profissionais qualificados com agilidade, uma alternativa frente à queda do poder de compra dos brasileiros.
“Reciclar equipamentos e aumentar a sua vida útil oferece ao consumidor a vantagem de escolher preços ou condições mais acessíveis do que a compra de um eletrônico novo. Isso somado à sustentabilidade, desperta no consumidor uma consciência também pelo meio ambiente, entendendo que o descarte de eletrônicos ainda enfrenta alguns desafios”, explica Pedro Nazareth, diretor comercial do GetNinjas.
Mercado favorável aos apps de serviços
Cada vez mais usuários enxergam na tecnologia uma forma prática de resolver problemas do dia a dia, com a vantagem de contribuir para um consumo mais sustentável. “Essa tendência reforça nosso compromisso com a segurança, a qualidade e a experiência positiva em cada atendimento. Com diversas categorias ativas e milhões de usuários em todo o país, promovemos conexões inteligentes entre quem precisa de um serviço e quem está pronto para executá-lo, inclusive quando se trata de dar uma nova vida a equipamentos que ainda têm muito a oferecer”, finaliza Nazareth.
Sobre o GetNinjas
O GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a clientes em todo o Brasil. Disponível para Android, iOS e web, a plataforma oferece diversas categorias de serviços e recebe mais de 4 milhões de pedidos anualmente. A empresa já foi reconhecida em diversos prêmios, incluindo o Prêmio Consumidor Moderno (2022 e 2023), o Prêmio Reclame AQUI (2021-2024) e rankings como 1000 Maiores Empresas do Brasil (IstoÉ Dinheiro, 2022) e Negócios em Expansão (Exame). Fundado em 2011 e desde 2023 uma investida REAG, o GetNinjas opera em todo o país, oferecendo serviços em áreas como eletricista, pedreiro, diarista, pintor, encanador, montador de móveis, desentupidor, mudanças e carretos e assistência técnica, e tem como CEO Bernardo de Barros Franco, à frente das operações.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA FREITAS DE OLIVEIRA
[email protected]