Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Prefeita de Colônia visita São Paulo em evento para fortalecer laços Brasil-Alemanha

    14/05/2025

    Planos de saúde sem PS e o risco de ainda mais sobrecarga ao SUS

    14/05/2025

    Previdência sob suspeita: SPPREV e o dever de fiscalização

    14/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 14
    EM DESTAQUE
    • Prefeita de Colônia visita São Paulo em evento para fortalecer laços Brasil-Alemanha
    • Planos de saúde sem PS e o risco de ainda mais sobrecarga ao SUS
    • Previdência sob suspeita: SPPREV e o dever de fiscalização
    • Vereador Lucas Zacarias apoia evento solidário de Dia das Mães promovido pela ONG Raízes do Bem em Santo André
    • Michel Temer candidato? Ex-presidente viralizou no Instagram, em post do consultor eleitoral Wilson Pedroso
    • Quando o Lar Não Chega: Adoção Tardia e o Destino das Crianças que Completam 18 Anos nos Abrigos
    • Justiça do Trabalho sob ataque: entre a pejotização e o silenciamento institucional
    • Erich Douglas participa de palestra sobre direito eleitoral na Uninassau
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»CULTURA»LIVROS»Adele ganha livro que analisa seu processo criativo no disco "30"
    LIVROS

    Adele ganha livro que analisa seu processo criativo no disco "30"

    noticiassitesblogs26/02/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    Uma pesquisa que surge a partir da admiração de um fã. Assim é o livro “Catarse Criativo: Neuromarketing e Consumo Emocional na obra ’30’ de Adele”, de Guilherme Alves, mestrando em Comunicação, na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Apaixonado por divas pop, é a partir da análise do álbum “30”, de Adele, que o autor discute o processo de criação, desenvolvimento e a história por trás da obra. O exemplar custa R$ 44,99, e pode ser adquirido nos sites da Editora Multifoco e da Amazon. 

     

    A capacidade catártica presente em Adele é analisada sob a perspectiva de um fã inserido academicamente, principalmente na área de estudos de fãs. A cantora traz, no disco “30”, aquilo que viveu. E a catarse é uma ferramenta da psicanálise de liberação emocional. O autor ressalta que esta não é uma característica apenas da Adele, mas também aparece na carreira de cantoras como Amy Winehouse e Luisa Sonza. 

     

    “Isso já é um processo que existe dentro do meio artístico, principalmente falando de canções, porque já se tem essa ideia do artista: que produz aquilo que vive, e que produz aquilo que sofre. Então acaba que ‘catarse’ é uma nomeação adequada para expressar parte do processo criativo do álbum”, explica Guilherme. 

     

    Muito além de ser voltada para os fãs da cantora, a obra é indicada para acadêmicos da área de comunicação, principalmente publicitários, e interessados na área dos estudos de música e de fãs. A capa do livro evoca simbologias importantes para os fãs de Adele: o planeta Saturno representa a transformação e a cantora o adota em suas redes sociais, além de tê-lo tatuado em seus braços. Entre os principais conceitos abordados no livro estão o Neuromarketing e o consumo emocional, ambos pontos da área de publicidade, oriundos do trabalho de conclusão de curso de Guilherme Alves, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro.

     

    “O ponto-chave é a análise das letras e das teorias de criatividade aplicadas aos processos publicitários, que são as primeiras coisas que eu trabalho no livro. Teorias da criatividade voltadas a processos catárticos, vinculados a expressão de sentimentos e ressignificação da dor”, avalia Guilherme. 

     

    Em busca de explorar as facetas emocionais demonstradas no disco, Guilherme Alves consultou relatos, entrevistas e documentários para conseguir captar o processo da artista – que na época passava por um divórcio. Entre os principais desafios da tarefa esteve conseguir se aprofundar dentro da vida de Adele e, assim, entender a perspectiva dela, do momento que vivia para trazer determinadas emoções nas faixas.

     

    “Eu nunca experienciei o divórcio, mas acaba que você entra numa imersão, nessa busca da compreensão e toda a subjetividade que ela estava trazendo no disco, com as camadas do storytelling. Da primeira à última música, tem uma história ali que está sendo trabalhada. Como fã, me permiti sentir determinadas coisas a partir da audição do álbum. Em seguida, como pesquisador que vai analisar o trabalho, fiz um trabalho de comparação e interpretação da subjetividade ali presente”, explica Guilherme.

     

    A relação do autor com a cantora tem início ainda em 2011, no lançamento do segundo disco, “21”, quando os singles “Rolling in the Deep” e “Someone Like You” se tornaram trilha sonora das novelas “Morde e Assopra” e “Fina Estampa”, respectivamente. Nessa época, ele ouvia a canção na TV, no rádio e, ainda, buscava os clipes no YouTube. Mas é com o disco mais recente “30” (2021), que Guilherme se torna fã.

     

    “Estava em um momento um pouco complicado na minha vida, que envolviam situações pessoais e de trabalho. E ouvir aquele álbum várias e várias vezes me ajudou muito a lidar com estas questões. Me identificava muito com algumas coisas que ela canta, como em ‘Cry Your Heart Out’, e em ‘Hold On’, que traz uma perspectiva muito de você aguentar firme em momentos difíceis, porque as coisas vão melhorar, e elas tendem a melhorar. A minha relação com ela é de apoio, pois sinto como se ela estivesse comigo em momentos que nem eu mesmo me reconhecia. As dificuldades emocionais, as dores, ela enfrentou comigo”, confessa Guilherme. 

     

    Conheça o autor

    Publicitário de formação, Guilherme Alves é hoje estudante de Mestrado em Comunicação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa Capes. O livro “Catarse Criativo: Neuromarketing e Consumo Emocional na obra ’30’ de Adele” é a sua primeira publicação, sendo uma adaptação do seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Atualmente faz parte dos grupos de pesquisa Cultpop (Cultura Pop, Comunicação e Tecnologia) e Cats (Culturas Aurais e Tecnologias de Si).

     

    Acompanhe o autor no instagram: https://www.instagram.com/guigoas/

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    JULIA CAROLINA DO NASCIMENTO SANTOS
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Livro infantil "A Rã na Correnteza" marca estreia da Bacuri Editora com lançamento gratuito na Biblioteca Pública do Paraná

    14/05/2025

    Carmen Alves lança “Lágrimas do Sol” em Zurique, na Suíça, no dia 22 de maio

    14/05/2025

    Romance inédito de Luiz Eduardo de Carvalho vence o Primeiro Prêmio Proverbo de Literatura

    14/05/2025
    EM DESTAQUE

    Dia Nacional da Saúde coloca profissional de Enfermagem em evidência

    05/08/20240

    TIVIT lança suíte completa de soluções apoiada em IA para atrair, desenvolver e reter talentos

    24/02/20251

    NVIDIA acelera o desenvolvimento da robótica humanoide

    31/07/20240

    Infotec Brasil oferece mais de 80 oportunidades de trabalho para todo país

    24/10/20240

    Setembro Amarelo: o poder do diálogo e do acolhimento

    10/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Prefeita de Colônia visita São Paulo em evento para fortalecer laços Brasil-Alemanha

    14/05/2025

    Planos de saúde sem PS e o risco de ainda mais sobrecarga ao SUS

    14/05/2025

    Previdência sob suspeita: SPPREV e o dever de fiscalização

    14/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.