Com mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual, a roteirista e escritora Andrea Jundi faz sua estreia literária com “O menino e o livreiro” (Editora E-Galáxia, 252 págs), um romance que mergulha nos temas da rejeição, abandono e reconstrução a partir da história de Carlos, um menino de dez anos. O protagonista enfrenta a solidão e o desamparo, mas encontra refúgio e transformação ao se aproximar de Romeo, um velho livreiro, e seu assistente Pietro. A amizade entre eles, alimentada pela devoção aos livros, revela o poder transformador dos afetos e dá o tom esperançoso da obra.
Para a autora, “O menino e o livreiro” é uma história sobre os que partem, mas, especialmente, sobre os que escolhem ficar. A mensagem central do livro é que “sozinho ninguém consegue”. Em suas palavras, “me inspiro nas relações humanas e em como as pessoas precisam umas das outras”, além de ressaltar que a obra trata de “como cada um lida com as belezas e durezas da vida e ainda sobre como encontrar seu lugar no mundo”.
O romance alterna os capítulos entre a história de Carlos e os personagens que orbitam seu universo, como João, seu irmão mais velho, e Joana, sua amiga da escola, sendo a relação com o velho livreiro o eixo central da trama. À medida que a história se desenrola, Carlos enfrenta desafios emocionais, como morar em um lar temporário, e lida com o mistério do desaparecimento dos pais.
Andrea Jundi utiliza seu talento para a criação de cenários e personagens — um dom que ela aprimorou ao longo de mais de 20 anos no audiovisual. A ideia para o livro surgiu a partir de uma cena que veio na sua imaginação. “Meus pensamentos são super imagéticos e eu via muito nítido na minha cabeça esse menino franzino e ágil percorrendo aos pulos pelas barracas de uma feira, passando por baixo de bancadas e desviando de caixotes e baldes”, revela Andrea e complementa “Eu queria saber quem era esse menino de olhos brilhantes que não me saía da cabeça e porque ele corria tanto”.
Um dos grandes méritos da obra é a subversão do estereótipo comum às histórias de crianças pobres e abandonadas, que, muitas vezes, seguem uma espiral de tragédia. Andrea, no entanto, oferece a Carlos uma jornada de descobertas e possibilidades. A autora acredita que “há pessoas que podem fazer a diferença na vida dos outros, dar novos significados às relações e mostrar um caminho que seja menos doloroso e mais afetuoso”.
A obra não se esquiva da realidade, abordando as dificuldades da infância e da condição social do protagonista de forma sensível, porém, longe de uma visão ingênua. Para a autora, há espaço para uma abordagem mais esperançosa de temas delicados: “Existem várias formas de falar de temas dolorosos e todos são igualmente necessários”.
Sobre a autora
Andrea Jundi nasceu no Rio de Janeiro em 1983, mas cresceu em São Paulo. Formada em Comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2005 , a autora mudou-se para Londres, Inglaterra, em 2011 para estudar criação e desenvolvimento de roteiro e retornou ao Brasil onde mergulhou na carreira. Nos mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalhou como Assistente de Direção em produtoras renomadas, como O2 Filmes, Conspiração Filmes, Mixer e Domo. Em toda sua carreira, nunca deixou de estudar a escrita, tanto em roteiro quanto em escrita literária.
Em 2022, mudou-se para Lisboa, Portugal, onde se dedicou ao seu novo projeto literário. Antes de escrever “O menino e o livreiro”, Andrea passou a atuar como roteirista na criação de ficção de longa-metragem e documentário. A paixão pela escrita literária levou-a a se aprofundar nos estudos da área, culminando na publicação de seu primeiro romance.
.
FICHA TÉCNICA
Autora: Andrea Jundi
Editora: E-Galáxia
Categoria: Romance
ISBN: ISBN-10 - 6500725654 e ISBN-13 – 978-6500725650
Formato:
Páginas: 252
Ano: 2023
Adquira “O menino e o livreiro” em todas as principais plataformas ou através do site da editora E-Galáxia:
https://e-galaxia.com.br/produto/o-menino-e-o-livreiro/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
veriana@comtato.co