Em 17 de maio é celebrado o Dia da Reciclagem, a data instituída pela UNESCO tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do descarte correto de resíduos. A reciclagem é um componente fundamental da economia circular, que busca minimizar o desperdício e maximizar a reutilização de recursos.
A economia circular é um modelo econômico que busca redefinir o conceito de crescimento, focando em benefícios para toda a sociedade. Diferente do modelo linear tradicional, que segue o padrão “extrair, produzir, descartar”, a economia circular propõe um ciclo contínuo de uso dos recursos, onde os produtos e materiais são reutilizados, reciclados e regenerados.
“Ao reciclar materiais, transformamos resíduos em novos produtos, reduzindo a necessidade de extração de matérias-primas e diminuindo o impacto ambiental. Esse processo não apenas conserva recursos naturais, mas também promove a sustentabilidade econômica ao criar empregos e estimular a inovação em tecnologias de reciclagem”, comenta Anna Karoline Siqueira De Oliveira, Coordenadora do Curso de Engenharia da Faculdade Anhanguera.
A economia circular depende da reciclagem como uma prática essencial para fechar o ciclo de uso dos materiais, contribuindo para um sistema mais eficiente e ecológico. No dia a dia, há diversas práticas que podem contribuir para a sustentabilidade, a especialista elenca 05 formas de implementar a economia circular.
1. Reduza o Consumo: compre apenas o necessário e evite o desperdício. Prefira produtos duráveis e de qualidade.
2. Reutilize Materiais: utilize embalagens e recipientes para outras finalidades. Doe ou venda itens que você não usa mais.
3. Recicle Corretamente: separe os resíduos recicláveis dos orgânicos. Leve materiais recicláveis a pontos de coleta apropriados.
4. Compre Produtos Reciclados: escolha produtos feitos de materiais reciclados. Apoie empresas que praticam a economia circular.
5. Conserte ao Invés de Descartar: repare eletrodomésticos, roupas e móveis ao invés de comprar novos.
Sobre a Anhanguera:
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA SOUZA DE AZEVEDO
[email protected]