Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC
    • Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação
    • Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?
    • Governo visita centro de veículos elétricos e autônomos de empresa dona da 99 na China
    • A nova guerra comercial de Trump contra o cinema global
    • Select Operadora de Saúde chega ao Rio de Janeiro com foco em expansão estratégica e modelo assistencial resolutivo
    • Água com gás é aliada na hidratação e possível suporte para o emagrecimento?
    • Sal em Excesso: Um Vilão Silencioso
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»Por que o papel da escola é essencial na formação de leitores?

    Por que o papel da escola é essencial na formação de leitores?

    noticiassitesblogs30/04/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A escola pode ser o primeiro e mais potente espaço de aproximação entre crianças e a leitura — especialmente para aquelas que não têm acesso a livros em casa. Mas esse papel fundamental ainda está longe de ser plenamente exercido. Pesquisas recentes mostram que atividades literárias seguem pouco presentes no cotidiano escolar, e a influência da escola sobre os hábitos de leitura dos estudantes tem diminuído com o tempo.

    Apesar da importância da leitura na formação das crianças, estudos mostram que o incentivo a essa prática ainda precisa ser mais fortalecido no ambiente escolar. A pesquisa Avaliação da Qualidade da Educação Infantil, conduzida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP) e pelo Movimento Bem Maior, com apoio do Itaú Social, revela que apenas 45% das turmas da Educação Infantil no Brasil realizam atividades de mediação de leitura de histórias, sendo que, em 5% desses casos, a prática ocorre sem intencionalidade pedagógica. O levantamento também aponta que 39% das turmas de creches e pré-escolas não incluem atividades literárias na rotina, e apenas 27% promovem momentos de leitura compartilhada.
     
    A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2024 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), reforça esse cenário de alerta. O levantamento aponta que o número de leitores que identificam a escola como espaço de estímulo à leitura caiu de 23% para 19% nos últimos quatro anos. Além disso, a influência da escola na recomendação de livros tem diminuído significativamente: apenas 4% dos entrevistados disseram estar lendo uma obra sugerida por seus professores — um percentual que já foi de 25% em 2011 e caiu para 10% nas edições realizadas em 2015 e 2019.
     
    Ações práticas
    O livro literário foi considerado pela Secretaria de Educação de Goiás (Seduc-GO) uma ferramenta indispensável para superar o desafio da alfabetização do Estado. Levantamento em 2019 mostrou que cinco mil estudantes, entre o 3° e o 9° ano do Ensino Fundamental no Estado de Goiás, ainda não sabiam ler e escrever. Diante disso, a Seduc-GO implementou o programa Alfamais, um conjunto de estratégias em parceria com os municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças do território goiano. 
     
    Mais de vinte e cinco mil kits literários, nos últimos dois anos, foram entregues às crianças da Educação Infantil e estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. A seleção dos títulos levou em conta a faixa etária e os interesses do público-alvo, priorizando narrativas lúdicas, criativas e envolventes. Entre as obras escolhidas estão “O Menino da Pele Azul”, “O Sapo Barnabé” e “Quem Nunca”, que despertam a imaginação e fortalecem o vínculo das crianças com o universo da leitura.
     
    No Rio de Janeiro, como parte do programa “Educação do Amanhã”, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) distribuiu cinco obras literárias aos estudantes do ensino médio, abordando uma variedade de temas relevantes para essa etapa da vida escolar. A ação marca uma mudança importante: em vez de apenas disponibilizar os livros nas bibliotecas, os alunos passaram a ter a posse dos exemplares, podendo levá-los para casa e compartilhá-los com seus familiares, democratizando o acesso ao conteúdo. Essas iniciativas se apoiam na Lei nº 4.077, de 07 de janeiro de 2003, que estabelece a política do livro no Estado do Rio de Janeiro e também na Política Pública de Recomposição da Aprendizagem da Educação, homologada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e publicada por meio de portaria no dia 1º de abril de 2025.
     
    Além disso, a Seeduc-RJ investiu na formação de centenas de agentes de leitura (professores da rede capacitados para desenvolver atividades específicas nesse campo) em 2025 e ainda vai promover edições regionais de saraus literários, quando os estudantes e docentes poderão apresentar seus projetos de literatura desenvolvidos nas escolas. 
     
    “A leitura é um dos pilares para a aprendizagem e a formação cidadã dos nossos estudantes. Com a distribuição de livros e a atuação dos agentes de leitura queremos fortalecer o contato dos alunos com a Literatura e tornar a leitura uma prática prazerosa e cotidiana nas escolas. Essas ações fazem parte do nosso compromisso com a recomposição das aprendizagens e a ampliação do repertório cultural dos jovens”, explica a subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), Joilza Rangel.
     
    Em Guarulhos, a Prefeitura Municipal também tem investido em ações de promoção de leitura nas escolas, com a realização de atividades culturais a partir do tema “Leitura: Direito de Todos”. Neste mês, por exemplo, foi realizado um evento de contação de histórias baseado no livro O Pequeno Colecionador, fábula da autora Liana Leão, apresentado pelas contadoras Titzi Oliveira e Tatiana Abrantes. A ação foi organizada pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), da Secretaria de Educação, com apoio do Grupo Eureka.
     
    Literatura como prioridade
    Investir em ações que incentivem a leitura e fortaleçam a formação de professores integra a base dos projetos voltados à ampliação do número de estudantes leitores. Para a pedagoga e especialista em leitura do Grupo Eureka, Malu Carvalho, a leitura literária transcende as disciplinas escolares, oferecendo uma abordagem interdisciplinar que amplia horizontes e estimula novas formas de ver o mundo. “É fundamental fornecer aos educadores ferramentas que ampliem seu repertório e diversifiquem suas estratégias de mediação e incentivo à leitura”, destaca.
     
    Conheça alguns exemplos de iniciativas e estratégias de mobilização de leitura nas escolas, de acordo com o Guia de Experiências Literárias, distribuído para agentes literários do Rio de Janeiro:

    Clubes de leitura: criação de grupos nos quais estudantes e adultos se reúnem para discutir livros selecionados, explorando temas complexos e contemporâneos, promovendo o diálogo e a troca de ideias; 
    Leitura compartilhada em bibliotecas: atividades que incentivam membros da comunidade a se reunirem para ler e debater textos de interesse comum, fortalecendo a inclusão social e o engajamento coletivo;
    Slam Literário: Competições de poesia oral em que os participantes apresentam seus poemas de maneira intensa e expressiva, priorizando a performance e a conexão com o público; 
    Sarau: Eventos que reúnem músicos, poetas e artistas para compartilhar suas obras e performances, criando um ambiente de celebração artística e intercâmbio cultural.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ELAINE CRISTINA ALVES DE OLIVEIRA
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    EM DESTAQUE

    Polícia resgata padre e prende trio por sequestro na Grande SP

    24/05/20242

    Vyvedas retorna ao Shopping Eldorado com novo quiosque

    25/07/20240

    Como o futebol explica o comércio exterior?

    21/01/20250

    Formação gratuita em programação impulsiona carreiras no mercado de tecnologia

    24/06/20240

    “É só jeito dele?” Afeto, manipulação, o que o BBB escancarou para o Brasil ver

    11/04/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.