Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico
    • Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 
    • Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções
    • No mês das noivas, conheça franquias que custam menos que um casamento
    • Como Tirar Estrias Na Barriga Depois Da Gravidez
    • Como Tirar Mancha De Corante Em Roupa
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»CULTURA»LIVROS»Livros voltam a ser tendência entre jovens brasileiros impulsionados pelo TikTok
    LIVROS

    Livros voltam a ser tendência entre jovens brasileiros impulsionados pelo TikTok

    noticiassitesblogs08/04/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Uma nova onda de interesse pela leitura 

    O hábito da leitura, que por muito tempo esteve em segundo plano entre os jovens brasileiros, tem mostrado sinais de retomada. Em 2024, um novo comportamento de consumo cultural começou a se destacar: a redescoberta dos livros. Redes sociais como o TikTok, acompanhadas por resenhas online e conteúdo acessível, têm contribuído para reacender o interesse pela leitura entre o público mais jovem. 

    Crescimento do mercado editorial 

    De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o setor editorial registrou crescimento real de 10,24% no faturamento em 2023, em comparação com o ano anterior. Parte desse crescimento é atribuída às vendas de livros voltados ao público jovem, impulsionadas por campanhas de marketing digital e tendências virais. 

    O impacto do BookTok 

    O fenômeno conhecido como “BookTok” — a comunidade literária dentro do TikTok — tem sido um dos principais motores dessa mudança. Livros como “É assim que acaba”, de Colleen Hoover, e “A hipótese do amor”, de Ali Hazelwood, alcançaram o topo das listas de mais vendidos após viralizarem na plataforma. Em muitos casos, o interesse pela leitura começa com um vídeo curto, uma capa chamativa e uma recomendação emocional. 

    Segundo dados da consultoria Nielsen BookData, títulos populares no TikTok registraram aumento de até 200% nas vendas em relação a períodos anteriores à viralização. O impacto é direto: jovens estão comprando mais livros e frequentando mais livrarias, tanto físicas quanto digitais. 

    O papel das resenhas na decisão de compra 

    Outro fator que fortalece esse movimento é a facilidade de acesso às resenhas online. Antes de comprar um livro, é comum que os leitores busquem opiniões em sites especializados. Espaços como o Taverna dos Livros oferecem listas, resenhas e sugestões para quem quer escolher a próxima leitura de forma mais consciente. 

    Essa nova relação com os livros mostra que os jovens estão, sim, interessados em ler. Mas querem se conectar com histórias que dialoguem com suas emoções e realidades. A leitura deixou de ser uma obrigação escolar para se tornar um prazer pessoal, influenciado por um ecossistema digital cada vez mais presente no cotidiano. 

    Diante desse cenário, é possível afirmar que os livros voltaram a ocupar um espaço importante na vida dos jovens brasileiros. E, ao que tudo indica, essa tendência veio para ficar. 

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    THALIS CRUZ DA COSTA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Editora de Maricá revela vencedores do Primeiro Prêmio Proverbo de Literatura

    15/05/2025

    Motorista comemora 25 anos de profissão lançando livro sobre sua carreira

    15/05/2025

    “Leonora: a lesma que não é a mesma”: livro infantil de Patricia Paes retrata uma história de coragem e autoconfiança

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    Sompo lança seguros D&O e E&O que garantem proteção financeira a gestores e empresas diante de cenário de negócios litigante

    04/06/20240

    K9: Fenômeno da Kings League é o novo embaixador da Aposta Ganha

    08/04/20250

    Dimensa: em parceria com Núclea, empresa lança solução voltada para análise de crédito ágil e precisa

    18/04/20242

    Com cupom de desconto fica ainda mais fácil fazer suas compras no Carrefour

    29/04/20250

    Empresário Ricardo Bellino é novo embaixador das franquias Beelieve Group

    25/02/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.