Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC
    • Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação
    • Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?
    • Governo visita centro de veículos elétricos e autônomos de empresa dona da 99 na China
    • A nova guerra comercial de Trump contra o cinema global
    • Select Operadora de Saúde chega ao Rio de Janeiro com foco em expansão estratégica e modelo assistencial resolutivo
    • Água com gás é aliada na hidratação e possível suporte para o emagrecimento?
    • Sal em Excesso: Um Vilão Silencioso
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»ECONOMIA»Empreendedorismo: 5 dicas de comunicação eficaz para mulheres
    ECONOMIA

    Empreendedorismo: 5 dicas de comunicação eficaz para mulheres

    noticiassitesblogs25/03/202501
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Mesmo com significativos avanços conquistados nas últimas décadas, a equiparidade de gênero no mercado de trabalho ainda é um grande desafio às mulheres, especialmente aquelas em cargos de gestão. 

    Segundo o Censo Demográfico 2022, o Brasil tem mais da metade da população composta pelo sexo feminino (51,5%). No entanto, apenas 38% das posições de liderança no país são ocupadas por mulheres, de acordo com estudo realizado pela FIA Business School e divulgado na Forbes.

    A pesquisa revelou que, em diversos aspectos, a liderança feminina é mais bem avaliada do que a masculina. Para 50% dos entrevistados, as CEOs foram consideradas excelentes em suas gestões, enquanto os homens tiveram 43% na mesma avaliação. Em relação à confiança nos líderes, elas tiveram alcance de 79% dos respondentes e os homens ficaram com 72%.
    Características

    Mesmo com dados que reiteram a qualidade da gestão feminina, alguns estereótipos ainda se mantêm. Enquanto elas são percebidas como mais propensas a valorizar a proximidade, os homens foram caracterizados como mais conservadores e focados em resultados. 

    Entre as muitas explicações para essa diferenciação, destaque para o jeito de falar as coisas. “Homens e mulheres são diferentes nesses aspectos e a neurociência mostra isso. De modo geral, os homens são mais diretos e objetivos. As mulheres usam mais detalhes, enfatizam a emoção, querem conexões mais profundas, mesmo em assuntos do trabalho”, diz a especialista em comunicação assertiva e oratória, Valdireni Alves.

    Comunicação é poder

    Para Valdireni, as mulheres que desenvolvem a capacidade de expressar ideias, opiniões e sentimentos de forma clara, objetiva, respeitosa e com confiança, posicionam-se com mais segurança em seu papel de líder. 

    “Comunicação é poder e oratória é para a vida. Em um mundo onde as mulheres ainda enfrentam desafios como interrupções recorrentes em reuniões e a necessidade de provar competência, dominar a comunicação faz toda a diferença. A mulher que se comunica bem é mais ouvida, respeitada, transforma-se em referência, inspira outras mulheres e vive mais feliz”, enfatiza.

    Inteligência emocional

    Outra diferença mais facilmente percebida entre aqueles em cargos de liderança envolve a maneira como lidam com as emoções. Enquanto a mulher tende a ser mais afetuosa e emocional, o homem costuma ser mais direto nas palavras.

    “Quando utilizada com inteligência emocional, a demonstração de sentimentos é um ponto positivo para gerar conexão, empatia, inspirar e motivar equipes. Só passa a ser negativo quando a emoção é demasiada e impede a comunicação assertiva. Isso pode expressar insegurança e uma necessidade de ser aceita”, conta a especialista em comunicação assertiva e oratória.

    Cinco dicas para desenvolver comunicação assertiva

    Para as mulheres líderes e empreendedoras que buscam desenvolver sua oratória e aperfeiçoar sua capacidade de comunicação, Valdireni Alves – que também é jornalista, palestrante e escritora – lista cinco dicas para serem colocadas em prática. Confira!

    1. O óbvio precisa ser dito

    Fale claramente aquilo que você quer e o que não quer. Lembre-se: em comunicação não existe óbvio. 

    2. Fale com segurança

    Evite começar frases com “acho que”, “talvez” ou “desculpa incomodar”. Não use excesso de diminutivo. Expresse-se com verdade.

    3. Use o tom de voz certo

    Nem agressivo, nem passivo. Encontre um equilíbrio firme e amigável.

    4. Aprenda a dizer “não” sem culpa

    Não precisa explicar demais. Um simples: “isso não está dentro das minhas prioridades no momento”, já é suficiente.

    5. Use mais pontos e menos vírgulas

    Pontue corretamente. Respire entre as frases. Seja objetivo.

    Sobre

    Valdireni Alves é jornalista, especialista em comunicação assertiva e oratória, palestrante, escritora e CEO da www.sclaracomunicacao.com.br. Já realizou conferências e treinamentos para o Sebrae-PR, Ademicon, Sistema FAEP, FIEP, Fecomércio/Sesc-PR, Câmara da Mulher Empreendedora, entre outras empresas.

    Foi professora de Jornalismo na UEPG, diretora de Comunicação na Secretaria de Saúde do Paraná e atuou nas principais emissoras de TV do Paraná como repórter, apresentadora e editora-chefe.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MARLISE GROTH MEM
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Claudia Vobeto transforma experiência pessoal em um negócio de sucesso no setor de beleza

    16/05/2025

    rojeto gratuito ajuda empreendedores a expandirem seus negócios no Brasil e no exterior

    16/05/2025

    Evento reúne C-levels e especialistas no ecossistema empreendedor do Sul de Minas Gerais

    16/05/2025
    EM DESTAQUE

    Belgo Arames cria equipamento pioneiro no mundo para certificar telas geotécnicas utilizadas na mineração

    20/08/20240

    3 formas de gerir os custos de infraestrutura em nuvem

    04/06/20240

    Tem Vantagem: Buriti Shopping lança o primeiro programa de fidelidade de um shopping de varejo da região metropolitana de Goiânia

    30/04/20241

    Exposição Interativa “Super Games” é destaque no Shopping Interlagos

    07/06/20240

    Ofertas de serviços especiais de IA a hackers para roubo de dados e golpes

    12/06/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.