O Janeiro Branco, campanha criada em 2014, é um convite para a sociedade refletir sobre a saúde mental e a importância de dar atenção ao cuidado psicológico e emocional. No ambiente corporativo, onde o estresse e a pressão por resultados são constantes, a campanha surge como uma oportunidade de transformação na cultura organizacional das empresas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), transtornos mentais e emocionais são uma das principais causas de afastamento no trabalho. No Brasil, a ansiedade já afeta milhões de brasileiros, enquanto o burnout, conhecido como síndrome ocupacional, é uma realidade para muitos profissionais. Uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) mostrou que 72% dos brasileiros se sentem estressados no trabalho. O mesmo estudo revelou que 32% dos brasileiros sofrem de síndrome de burnout, que é o esgotamento mental causado pelo trabalho. Nesse cenário, o Janeiro Branco traz um alerta: investir em saúde mental não é apenas um ato de cuidado, mas uma estratégia para fortalecer pessoas e organizações.
Por que as corporações precisam agir?
O ambiente de trabalho tem uma influência direta no bem-estar emocional das pessoas. Fatores como sobrecarga, falta de reconhecimento e relações interpessoais conflitantes podem desencadear transtornos emocionais e psicológicos. Por outro lado, empresas que promovem a saúde mental criam equipes mais engajadas, produtivas e resilientes.
“A saúde mental precisa ser tratada como prioridade, não apenas em momentos de crise, mas de forma preventiva. O Janeiro Branco é um movimento importante para incentivar essa mudança de perspectiva dentro das corporações”, destaca Leonardo Abrahão, psicólogo e idealizador do movimento.
Ao longo dos anos, a campanha tem incentivado debates públicos e mudanças importantes no modo como as organizações abordam o tema. Além disso, ela se alinha com tendências globais que apontam para a humanização do ambiente de trabalho como diferencial competitivo. “Com ações simples, mas consistentes, as empresas podem transformar o ambiente corporativo em um espaço de apoio, prevenção e crescimento. A saúde mental deve ser vista como um investimento contínuo, que beneficia não apenas os colaboradores, mas também os resultados organizacionais, comenta Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora”.
Empresas de todos os portes podem adotar iniciativas práticas e acessíveis para transformar o cuidado com a saúde mental em um pilar organizacional. Pensando nisso, Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa com quase 60 anos de experiência no desenvolvimento de testes psicológicos, parte do grupo Giunti Psychometrics, destacou cinco ações que podem auxiliar as empresas na promoção do bem-estar dos colaboradores.
1- Diálogo aberto: promova campanhas internacionais para conscientizar os colaboradores sobre a importância de falar sobre saúde mental. Disponibilize espaços seguros onde as pessoas possam se sentir acolhidas.
2- Apoio psicológico: ofereça programas de assistência emocional, como consultas com psicólogos, linhas de apoio ou acesso a ferramentas digitais especializadas.
3- Treinamento de lideranças: capacite gestores para identificar sinais de desgaste emocional nas equipes e promover uma liderança mais humanizada.
4- Mapeamento de clima organizacional: realize avaliações regulares para entender os fatores de risco psicossociais e implementar ações corretivas.
5- Iniciativas de bem-estar: invista em atividades como meditação, massagem, yoga, palestras e workshops sobre gestão de emoções e resiliência.
Embora a campanha seja realizada apenas no primeiro mês do ano, a mensagem do Janeiro Branco é clara: o cuidado com a saúde mental deve ser constante. “Criar um ambiente de trabalho saudável e emocionalmente seguro é um compromisso que se estende ao longo de todo o ano”, finaliza Ricardo.
Sobre a Vetor Editora:
A Vetor Editora, parte do grupo Giunti Psychometrics, líder em psicometria científica, é referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas. Criada há 58 anos para contribuir com o exercício da psicologia em diversas áreas, desenvolve e oferece cerca de 100 instrumentos psicológicos que podem ser aplicados e corrigidos por meio da sua plataforma, a VOL Vetor Online. Com sua linha de negócios, a Vetor Serviços, presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos na área de Recursos Humanos, auxiliando companhias a avançarem nos cuidados com o bem-estar emocional dos profissionais, e conta com mais de 40 mil clientes, entre eles MRS Logística, Sodexo, Gerdau, etc. Além disso, a editora foi reconhecida com o selo Great Place to Work por dois anos consecutivos, 2023-2024 e 2024-2025, uma certificação que avalia a opinião dos colaboradores acerca da cultura organizacional, liderança, comunicação, benefícios, respeito, credibilidade, entre outros.
Sobre a Giunti Psychometrics:
Fundada em Florença em 1950, a Giunti Psychometrics é um grupo líder no âmbito da psicometria e da psicologia científica. Hoje conta com 350 pessoas distribuídas por 25 empresas em 15 países da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Sempre com sólida base científica, adapta e desenvolve testes e instrumentos psicométricos, treinamento profissional para psicólogos e ajuda grandes empresas multinacionais no desenvolvimento e formação do seu capital humano. Os testes psicométricos são utilizados no âmbito da saúde, escolar, militar, da orientação profissional, e por organizações públicas e privadas. Alguns conceitos teóricos pesquisados e desenvolvidos nos laboratórios internos de pesquisa da Giunti Psychometrics que se traduziram em produtos inovadores de grande sucesso são a anti-fragilidade, a agilidade digital e a medição psicométrica em ambientes de realidade virtual.
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GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
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