O livro “Cinema em Palavras – 20 anos: o político e o social na memória da audiodescrição”, organizado pela gestora cultural Paula Monterrey, terá seu lançamento no dia 13 de fevereiro de 2025, às 19h30, na Fêmea Fábrica, em Campinas.
Nas 104 páginas, a obra celebra as duas décadas do ponto de cultura campineiro homônimo, um dos primeiros a desenvolver a audiodescrição no território brasileiro. Congrega textos da pioneira da audiodescrição e coordenadora do ponto de cultura no início dos anos 2000, Bell Machado; de Maria Eduarda Leme, coordenadora do Centro Cultural Louis Braille na época e idealizadora do nome do projeto; de Jean Braz e Daniela Bastos, frequentadores envolvidos no ponto de cultura; da consultora do filme Limiar, Luana Pimentel; do historiador e gestor cultural Célio Turino; do audiodescritor Rafael Braz; das pesquisadoras em audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará Sara Mabel Ancelmo Benvenuto e Vera Lúcia Santiago Araújo; e do diretor de cinema Daniel Gonçalves.
Além dos conteúdos textuais, o livro também reúne imagens históricas e registros das formações, palestras, exibições de filmes e oficinas que foram ministradas em 2024, durante a realização do projeto Cinema em Palavras, organizado por Produções Tortas, Contorno Filmes e Centro Cultural Louis Braille.
A publicação se pautou na história do primeiro edital de Pontos de Cultura do Governo Federal de 2004, no qual o Cinema em Palavras foi reconhecido pela sua atuação voltada à acessibilidade cultural em Campinas, e seu pioneirismo em nível nacional no desenvolvimento da narração de obras cinematográficas para pessoas com deficiência visual. Assim como também em reflexões críticas a respeito do desenvolvimento da audiodescrição e da acessibilidade no audiovisual de maneira mais ampla nesses últimos 20 anos.
Com tiragem de 250 exemplares, o livro terá sua distribuição gratuita no dia do lançamento, e será encaminhado aos parceiros do projeto e a bibliotecas de acesso público.
Paula Monterrey destaca, ainda, que o trabalho terá uma versão virtual disponível no site cinemaempalavras.org para download gratuito com acesso à comunidade e tradução dos textos em Libras.
Além de trazer à tona a memória do ponto de cultural e divulgar a extensa agenda comemorativa, realizada desde meados de 2024, “procuramos fomentar a reflexão a respeito da importância das políticas públicas dos pontos de cultura e do protagonismo das pessoas com deficiência na cultura, especificamente no trabalho da audiodescrição e no desenvolvimento de filmes no audiovisual”, salienta a gestora cultural.
A obra é um marco para a documentação da memória do Cinema em Palavras e também é uma oportunidade importante de sensibilização do setor cultural a respeito da importância da audiodescrição”, frisa Paula Monterrey, coordenadora do projeto comemorativo dos 20 Anos do Cinema em Palavras, em Campinas.
Lançamento
Livro “Cinema em Palavras – 20 anos: o político e o social na memória da audiodescrição”. Organização de Paula Monterrey e autoria de Bell Machado, Célio Turino, Daniel Gonçalves, Daniela Bastos, Jean Braz, Luana Pimentel, Maria Eduarda Leme, Rafael Braz, Sara Mabel Ancelmo Benvenuto, Vera Lúcia Santiago Araújo.
Quando: 13 de fevereiro de 2025, às 19h30.
Onde: Fêmea Fábrica. Rua Barão de Jaguara, 576. Campinas. SP.
Entrada gratuita.
O evento contará com intérpretes de Libras.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA CLAUDIA MIGUEL BENETTE
cacaumiguel7@gmail.com