Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    ACISA – Nota de Repúdio

    23/05/2025

    Maio Roxo: conheça os sintomas das doenças inflamatórias intestinais

    23/05/2025

    Infância saudável: a construção de vínculos e o impacto do cuidado emocional desde os primeiros anos

    23/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 23
    EM DESTAQUE
    • ACISA – Nota de Repúdio
    • Maio Roxo: conheça os sintomas das doenças inflamatórias intestinais
    • Infância saudável: a construção de vínculos e o impacto do cuidado emocional desde os primeiros anos
    • ARTIGO Pesquisa 3.0: A Nova Era da Inteligência Artificial Aplicada ao Comportamento de Consumo
    • Baxter apresenta mais recentes lançamentos para salas cirúrgicas durante a Hospitalar 2025
    • Meningite meningocócica: doença tem evolução rápida e alta letalidade (1-3)
    • Saiba como a tecnologia ajuda a combater o analfabetismo funcional 
    • Ticket Sports investe em tecnologia e contribui para avanços na gestão de provas
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»TECNOLOGIA»Nova solução de síntese de voz neural do CPQD proporciona interações digitais mais naturais e humanizadas
    TECNOLOGIA

    Nova solução de síntese de voz neural do CPQD proporciona interações digitais mais naturais e humanizadas

    noticiassitesblogs31/01/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Campinas, 30 de janeiro de 2025 – Transformar textos em voz natural, fluida, e com variações de entonação de acordo com a situação – como acontece com a voz humana. Esse é o principal diferencial da nova solução de síntese de voz neural do CPQD – o Texto Fala Neural -, que está disponível para call centers e empresas que desejam oferecer aos seus clientes uma interação digital com voz humanizada.

    “A síntese de voz neural vem sendo amplamente utilizada em bots e aplicativos que exigem alta qualidade e naturalidade”, afirma Fátima Olmos, gerente de produto do CPQD. “Já a síntese de voz padrão continua sendo uma opção em contextos em que a simplicidade e eficiência são prioritárias.”

    Com o Texto Fala, o CPQD foi pioneiro no lançamento de uma solução de síntese de voz totalmente desenvolvida no país, em português falado no Brasil. Essa versão padrão da síntese de voz utiliza unidades de áudio pré-gravadas que são concatenadas para formar palavras e frases – técnica que apresenta limitações em relação à naturalidade da fala, especialmente no que diz respeito à fluidez, entonação e ritmo.

    Na síntese de voz neural, utilizando redes neurais avançadas, é possível gerar falas mais naturais, fluidas e de alta qualidade. “As redes neurais podem aprender nuances de entonação, pausas e variações de tom, a partir de grandes volumes de dados de áudio, o que permite a adaptação dinâmica da voz a condições diversas”, explica Fátima. “Outra vantagem dessa tecnologia é a flexibilidade e escalabilidade, uma vez que modelos neurais podem ser treinados para múltiplas vozes, estilos de fala, sotaques regionais, vozes personalizadas que representam a marca do cliente e até idiomas, com menor esforço de gravação em comparação à síntese de voz padrão”. 

    Em função dessas características, Fátima ressalta que a síntese de voz neural é indicada para uso em assistentes virtuais avançados, audiolivros e outras aplicações em que a voz mais humana é um fator importante para a experiência do usuário – como em tecnologias assistivas e interações personalizadas. Esse é o foco das duas empresas que já adotaram o Texto Fala Neural do CPQD: Digital Tech, especializada no desenvolvimento de software para atendimento digital humanizado, e SinergyTech, que também vem investindo em agentes digitais que oferecem conexões reais e mais humanizadas.

    Já o Texto Fala baseado em síntese de voz padrão é uma opção indicada para aplicações que não exigem naturalidade na interação, como respostas automáticas em sistemas de atendimento telefônico ou GPS. Mais informações e detalhes da comparação entre as duas tecnologias estão disponíveis no link

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
    pedro@pimenta.com

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Saiba como a tecnologia ajuda a combater o analfabetismo funcional 

    23/05/2025

    Ticket Sports investe em tecnologia e contribui para avanços na gestão de provas

    23/05/2025

    Como unir cloud híbrida e data center para garantir desempenho e segurança

    23/05/2025
    EM DESTAQUE

    Ticiane Pinheiro estreia no SPFW em retorno às passarelas após 27 anos

    11/04/20240

    Novo livro da Editora Lisboa celebra a superação e a transformação pessoal

    11/12/20240

    Open Finance, Drex e Pix são as principais inovações financeiras que as fintechs de crédito pretendem fortalecer em suas operações

    07/10/20240

    Instituições lançam campanha de arrecadação de inverno para população em situação de rua

    23/06/20240

    Evento "Revela Mulheres" reúne líderes e empreendedoras em celebração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

    11/11/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    ACISA – Nota de Repúdio

    23/05/2025

    Maio Roxo: conheça os sintomas das doenças inflamatórias intestinais

    23/05/2025

    Infância saudável: a construção de vínculos e o impacto do cuidado emocional desde os primeiros anos

    23/05/2025
    CONTATO

    E-mail: contato@fozdobrasil.com.br

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.