Segundo dados da pesquisa da consultoria global Oliver Wyman, divulgada em outubro, 57% dos brasileiros afirmaram já ter usado plataformas de Inteligência Artificial (IA) — um percentual superior a países como Espanha, França, Austrália e até Estados Unidos. Embora muitos usem a ferramenta no dia a dia, grande parte dos usuários ainda não sabem como utilizá-la de forma estratégica.
César Mesquita, Senior Data Architect da ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia, relata que o recurso pode auxiliar na estratégia ao ajudar liberar tempo que antes era gasto em tarefas repetitivas e de menor valor agregado. “O primeiro passo para aproveitar esse benefício é olhar atentamente para as atividades cotidianas e identificar quais delas podem ser automatizadas ou otimizadas. Por exemplo, analisar documentos complexos que misturam texto e imagens, interpretar áudios, ou até mesmo responder a questionamentos de clientes em múltiplos canais de comunicação”, explica.
Já para Juliana Manara, Estrategista de Negócios & Inovação da companhia, a IA pode ser utilizada de diferentes formas, desde produtividade até geração de novas fontes de renda e novos negócios. “A combinação de dados estruturados sobre o negócio e o mercado de atuação aumenta a eficiência da operação e permite oportunidades de retorno de curto prazo. Tudo isso traz um impacto positivo e torna-se um diferencial competitivo para as empresas”, afirma.
Neste cenário, os principais desafios para as instituições na definição de uma estratégia tática com o recurso inclui garantir a confiabilidade e a precisão das respostas, implementar processos de monitoramento e ajustes constantes, envolver humanos no ciclo de melhoria e adotar uma abordagem modular que privilegie modelos mais leves e personalizados. Com essas práticas, os negócios podem se preparar para extrair valor real e duradouro de suas iniciativas com a tecnologia. Pensando nisso, a ilegra elencou quatro dicas para usar a ferramenta de forma estratégica em 2025. Confira:
Estruture e/ou reestruture a área de Data & Analytics
“A IA generativa e outros tipos de IA, tem alto impacto se somado ao trabalho de Data & Analytics das empresas. Se ela não existe, comece estruturando-a, se ela existe, evolua a posição dela passando de tecnologia para negócio e inclua a ferramenta no escopo da área. O potencial de gerar insights e possibilitar uma visão clara para os tomadores de decisão é imenso e extremamente importante para todas as companhias”, afirma Juliana.
Mapeie os processo internos
“Comece mapeando os processos internos que sejam altamente repetitivos e volumosos, entendendo quais etapas poderiam ser otimizadas com a IA Generativa. A partir daí, defina a melhor estratégia para integrar modelos generativos no fluxo de trabalho, lembrando que eles muitas vezes funcionam como um componente dentro de um ecossistema maior, complementando regras determinísticas e outras tecnologias”, pontua César.
Ferramentalizar o time
“Ferramentalize o time para que cada área seja capaz de treinar o seu agente de IA generativa em uma arquitetura em que se interconectam. Assim, eles viram especialistas da equipe, ajudando em tarefas estratégicas ou operacionais, de acordo com a visão estipulada. O fato de estarem conectados também ajuda a acelerar iniciativas internas e impede que se sobreponham e invistam esforços de forma duplicada”, diz Juliana.
Monitore os resultados
“Monitore a eficácia dos modelos após a implementação. Estabeleça métricas claras de sucesso, como aumento de produtividade, redução de erros ou melhoria na satisfação do cliente, e ajuste continuamente os parâmetros e a abordagem adotada. Isso garante que a IA Generativa evolua junto com as necessidades do negócio”, finaliza César.
Sobre a ilegra
A ilegra é uma empresa global de estratégia, inovação e tecnologia. Com mais de 21 anos de existência, busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado em constante transformação. Com parcerias estratégicas com Oracle, Google, AWS, GitHub, Hashicorp e DataDog, a companhia possui em seu portfólio de clientes líderes de mercado que têm a inovação em seu DNA, como Agibank, Anbima, Gerdau, GOL, John Deere, Thomson Reuters, Bradesco, Orizon, Sompo Seguros, SBT e Cresol.
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FERNANDA DIAS FERRAZ
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