São Paulo, janeiro de 2025 – Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro tiveram queda anual de 3,6%, registrada em dezembro de 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé. A pesquisa, que monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços, com informações do principal comparador de preços do país, o Buscapé, mostra que, no mês, o indicador reverteu pontualmente a tendência de variações anuais declinantes iniciada em abril de 2024. Isso ocorreu a despeito do câmbio, bastante relevante para a formação de preços do setor, ter mantido sua valorização, que chegou a 23,7% no período anual terminado em dezembro de 2024.
Em dezembro de 2024, os preços de eletroeletrônicos tiveram aumento mensal de 0,22%, mantendo um padrão de elevação nos meses de dezembro em 2022 e 2023, conforme o Gráfico 2. Este aumento deve ser influenciado pela maior demanda do período natalino e por uma possível compensação das reduções verificadas nos preços em novembro, em função da Black Friday. Em dezembro de 2023, por exemplo, o aumento foi de 1,88%, e a variação acumulada em conjunto com novembro do mesmo ano foi de 0,2%, enquanto em 2024 a variação acumulada dos dois meses foi de -0,9%, levando à reversão na queda anual.
Ar-condicionado em queda
Os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em dezembro de 2024 foram celulares (-5,4%), eletroportáteis (-4,3%) e vídeo/áudio (-5,1%).
Eletrodomésticos, que vinham apresentando uma tendência de aumentos decrescentes nos preços anuais, registraram queda de -2,5% em dezembro de 2024. Este movimento foi influenciado principalmente pelos preços de aparelhos de ar-condicionado que, desde o pico de aumento anual de 25,7% em janeiro de 2024, causado por um desequilíbrio entre oferta e demanda, apresentaram um forte declínio nas variações anuais, culminando com a queda de -3,1% em dezembro de 2024. Este é o primeiro declínio anual registrado na série de 24 meses, conforme o Gráfico 4.
Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, pondera a necessidade de atenção às variações. “O varejo como um todo é impactado pela sazonalidade. Produtos de maior desejo costumam ter variações de preços mais abruptas dependendo do momento do ano e do cenário em que a indústria se encontra. Neste sentido, analisar o melhor momento para a compra de um produto desejado é essencial. Os aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, estão registrando uma baixa mesmo estando no verão, apontando uma oportunidade para quem pretende adquirir ou renovar seu modelo de climatização.”
Gráfico 1 – Variações Anuais do Índice de Preços Fipe/Buscapé para Eletroeletrônicos
Gráfico 2 – Variações Mensais do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos
Gráfico 3 – Variações Anuais de Algumas Categorias de Produtos do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos (Dezembro24 / Dezembro23)
Gráfico 4 – Variações Anuais e Mensais dos Preços de Aparelhos de Ar-Condicionado
Fonte: Índice de Preços Fipe / Buscapé
Sobre a Fipe
Criada em 1973, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, formada por equipes de profissionais especializados e com larga experiência nas áreas de ensino, pesquisas e extensão. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Por meio do desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, e do estudo dos problemas econômicos e sociais do país, busca expandir conhecimento de alto valor agregado, ajudar na formulação de políticas públicas que aumentem o bem-estar da sociedade como um todo e realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado.
Sobre o Buscapé
Fundado em 1999, o Buscapé é pioneiro dentre as plataformas do comércio eletrônico brasileiro, conectando consumidores a mais de 600 lojas. Líder de mercado, funciona como comparador de preços e produtos de mais de 150 milhões de ofertas. Por meio do site e do aplicativo, o Buscapé oferece um serviço completo para ajudar os consumidores a comprarem de forma inteligente. Acesse: buscape.com.br.
Sobre a Mosaico
A Mosaico, uma empresa do Banco PAN, é gestora do Shopping do PAN e dona das marcas Buscapé e Zoom, líderes de mercado no segmento de comparadores de preços. Reúne em todas as suas plataformas mais de 600 lojas parceiras, 150 milhões de ofertas e cashbacks diferenciados por lojas, categorias e ofertas, além de possibilitar o acompanhamento do histórico de preços, reforçando a sua importância junto ao consumidor para realização de uma compra inteligente. Juntas, as marcas tiveram mais de 255 milhões de visitas e geraram mais de R$ 4,4 bilhões em volume de vendas (GMV) em 2022. Para mais informações, acesse: mosaico.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIULIA CASTRO ANDRADE DA SILVA