O mercado global de produtos e serviços relacionados à Inteligência Artificial (IA) deverá atingir até US$ 990 bilhões em 2027, segundo relatório realizado pela Bain & Co, empresa de consultoria de gestão global americana. Com a rápida evolução da tecnologia, a IA está cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas e, assim como na vida, traz também impactos para os negócios. De olho neste cenário, sete executivos elencaram as principais tendências de Inteligência Artificial para diferentes segmentos em 2025. Confira:
No setor de Recursos Humanos, Benito Berretta, Diretor nas Américas da Hyper Island, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, explica que em 2025 a Inteligência Artificial continuará redefinindo a gestão de pessoas e duas tendências serão destaque. “Os sistemas preditivos de comportamento e as ferramentas de aprendizagem adaptativa ajudarão as empresas a entender melhor os colaboradores, prevendo engajamento, desempenho e até mesmo possíveis desligamentos antes que ocorram. Além disso, as soluções de IA no próximo ano serão capazes de sugerir ajustes no estilo de liderança ou até prever o momento certo para oferecer uma promoção ou feedback, aumentando significativamente a retenção e a motivação dos colaboradores”, comenta o executivo.
Para Ricardo Rocha, CEO da acaso, startup global com foco em futuro do trabalho, estamos prestes a ver uma transição ainda mais significativa, passando do uso de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) para Modelos de Ação de Grande Escala. “Embora esse termo tenha sido cunhado por algumas empresas, o que quero dizer é que a IA, além de generativa, será cada vez mais aplicada de forma mais segmentada e especializada. Quando falo em Modelos de Ação, refiro-me a sistemas que têm o objetivo de automatizar e otimizar atividades, entregando resultados mais eficientes”, explica.
Sarah Buchwitz, CEO do Grupo Flow, acredita que no universo da criação de conteúdo digital, a Inteligência Artificial está transformando a dinâmica de criação e a forma como nos conectamos com audiências. “A IA está oferecendo experiências mais personalizadas e otimizando processos criativos. De olho nessa tendência para 2025, nós apostamos na inovação e lançamos o Data4Creators, uma plataforma de software desenvolvida pela WolfVision, nossa venture studio, para dar suporte a criadores de conteúdo e/ou influenciadores. A solução utiliza IA para fazer sugestões, analisar métricas em tempo real e automatizar roteiros publicitários, ajudando a melhorar o engajamento, ampliar o alcance e auxiliando nos desafios que vão da inteligência de dados à comercialização do produto”, completa a executiva.
Já para Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, plataforma pioneira em Open Innovation, o segmento de startups sentirá uma evolução. “Em 2025, veremos um amadurecimento significativo das startups de IA, com um foco maior em aplicações práticas que gerem impacto real nos negócios. A tendência é que a inteligência artificial se torne mais acessível, integrando soluções específicas para desafios concretos de mercado, desde otimização operacional até experiências personalizadas para clientes. As corporações estão cada vez mais abertas a cocriar com startups, e a IA será o principal motor dessas colaborações, especialmente em setores como saúde, agro e energia”, ressalta.
No âmbito da educação, Matheus Tomoto, CEO e cofundador da Universidade do Intercâmbio, consultoria de preparação para oportunidades internacionais, destaca que o uso de IA no ensino já é uma realidade consolidada em países desenvolvidos. “No futuro, os educadores se tornarão mentores, focando na orientação e no desenvolvimento de habilidades humanas, enquanto a IA assume tarefas mais técnicas. Podemos citar ainda a possibilidade de uma assistente pessoal em tutoria, ajudando a resolver exercícios, ou ferramentas específicas para rastrear bolsas de estudo em qualquer lugar do mundo”, explica.
Já Juliana Manara, Estrategista de Negócios & Inovação da ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia, ressalta que para as empresas a IA pode ser usada desde a produtividade, até a geração de novas fontes de renda e negócios. “O caminho mais eficiente e assertivo em 2025 será a combinação de dados estruturados sobre a operação do negócio e o mercado em que atua, com o objetivo de aumentar a eficiência e visualizar oportunidades de retorno a curto prazo. As companhias esquecem que o bom uso dessas informações para tomada de decisão podem gerar resultados financeiros altos. Com a eficiência operacional reforçada, a agilidade do negócio em testar e aprender rápido será impactada positivamente”, finaliza.
Para Celso Kleber, CEO do Grupo Mooven a inteligência artificial desempenhará um papel crucial na evolução do mercado. “A utilização da IA para a indústria do desenvolvimento de software será uma das grandes transformações do mercado, acelerando a jornada e a produtividade no desenvolvimento de aplicações cada vez mais seguras”, declara.
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FERNANDA DIAS FERRAZ
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