Especialista recomenda tecnologia de monitoramento de bovinos como a melhor solução para combater esse crime
Os pecuaristas de Santana do Livramento (RS) têm vivido momentos de terror. O roubo e o furto de gado – conhecidos como abigeato – são cada vez mais comuns na região, que faz fronteira com o Uruguai. Recentemente, câmeras de monitoramento de uma propriedade local flagraram o momento em que homens a cavalo e armados furtaram 20 cabeças de gado. Os pecuaristas relataram mais de 45 ocorrências, envolvendo 850 animais. Os prejuízos superam R$ 2,5 milhões em apenas um ano.
José Claúdio Rosa, médico-veterinário e gerente geral da fazenda Vista Clara, conta que o abigeato era recorrente na propriedade. Os criminosos, segundo ele, começaram roubando, primeiramente, 14 vacas e, sucessivamente, sempre desapareciam um ou dois animais.
“Por serem extensas e afastadas uma das outras, as propriedades rurais têm falhas na segurança, o que facilita a entrada e a saída dos ladrões, especialmente de quadrilhas especializadas em roubo de gado, que utilizam métodos sofisticados para capturar e levar os animais”, explica Ismael Ribeiro, gerente de Venture Builder da Belgo Arames.
O especialista ressalta que os criminosos são criativos para invadir as propriedades seja com veículos ou, em alguns casos, a cavalo. “Já foram identificados criminosos que utilizam drones para identificar os pontos mais vulneráveis das fazendas. E, em muitos casos, eles são violentos se encontram resistência”, completa Ribeiro.
A cerca é aliada dos pecuaristas no combate aos roubos e furtos de animais. “Tudo começa com o cercamento de qualidade, com arame liso ou farpado ou cerca elétrica, que mantém o gado preso”, explica Ismael Ribeiro.
Além da cerca bem feita, o especialista da Belgo recomenda a adoção de tecnologias inovadoras, que monitoram os animais 24 por dia, 7 dias por semana, por meio de plataformas digitais acessíveis do celular. É o caso de Instabov, startup que tem o apoio da Belgo Arames. “Instabov inclui um colar com GPS que, ao ser colocado nos animais, capta e envia dados periodicamente para antenas instaladas na propriedade rural, permitindo aos pecuaristas acessarem as informações detalhadas sobre a localização e o comportamento do rebanho”, detalha Ismael.
Por meio do aplicativo de Instabov acessível pelo celular, os dados são atualizados a cada 10 minutos, gerando alertas. Com informações precisas em tempo real, o produtor pode tomar decisões rápidas e assertivas para proteger o seu negócio.
Foi o que fez o gerente geral José Claúdio. “Após várias ocorrências, decidimos instalar o sistema. A partir daí não registramos mais nenhum um roubo de gado. Estamos satisfeitos e atingimos o objetivo principal de ter segurança para seguir com o trabalho”, finaliza o criador.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. A empresa possui plantas em Minas Gerais, nas cidades de Contagem, Sabará, Itaúna e Vespasiano; em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré e na Bahia, em Feira de Santana. Saiba mais em belgo.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE RIGHETTI PASSERINI
viviane@textoassessoria.com.br