Com mãos habilidosas e mente criativa, Fernanda Paschoal, uma ex-manicure, encontrou no bordado não apenas uma nova paixão, mas também uma oportunidade de transformar sua vida. Após participar do projeto “A Arte de Bordar: Oficinas de Bordado”, ela descobriu como fios, pedrarias e agulhas podem criar verdadeiras obras de arte, enquanto dá os primeiros passos para realizar seu sonho de trabalhar com artes manuais.
Criado pela renomada artista Fernanda Nadal, o projeto já beneficiou mais de 400 mulheres em todo o Brasil. Em Campinas, a iniciativa ofereceu pela segunda vez um curso gratuito de bordado em pedrarias, capacitando 47 novas bordadeiras no Instituto Padre Haroldo. A edição contou com turma para iniciantes e avançadas, destacando técnicas tradicionais e modernas, além de desenvolver habilidades como criatividade, paciência e atenção aos detalhes.
“Este curso me proporcionou muito mais do que uma nova habilidade. Ele me ajudou a me conectar com outras mulheres, a descobrir meu potencial e a acreditar em mim mesma”, afirma emocionada Fernanda Paschoal.
Em busca de aperfeiçoamento
A aluna Nella Paredes participou das duas edições do curso em Campinas e viu seu trabalho se transformar. “Eu fiz parte da primeira turma e, ao saber que haveria uma turma mais avançada, fiquei muito animada. Aprendi a fazer broches, flores e agora posso adicionar a arte da pedraria no meu trabalho, que tem como foco a decoração e a criação de bonecas”, conta.
O projeto, com PRONAC 234134, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), com patrocínio da John Deere em Campinas. Desde sua criação em 2019, o “A Arte de Bordar pelo Brasil” já formou centenas de mulheres em cidades como Ponta Grossa (PR) e Indaiatuba (SP), garantindo a continuidade dos cursos gratuitos com apoio de patrocinadores incentivados.
Com a edição de Campinas e a atual em Indaiatuba, 92 mulheres foram capacitadas. Em Campinas, as alunas tinham idades entre 14 e 75 anos, demonstrando que o aprendizado é acessível a diferentes gerações.
“Nesta edição tivemos uma turma muito comprometida. Foi muito importante trazer novas técnicas e ver o comprometimento dessas mulheres. Além disso, tivemos a oportunidade de abrir vagas para uma turma avançada, o que foi muito gratificante”, afirma Fernanda Nadal.
Uma plataforma para conexões do bordado
Para apoiar a continuidade do aprendizado e incentivar a profissionalização, o projeto lançou a Plataforma digital Bordadeiras do Brasil, que conecta empresas e bordadeiras capacitadas. A seleção das participantes é feita ao final dos cursos, avaliando comprometimento, capricho nos pontos e criatividade nas obras.
“A plataforma é um espaço para dar visibilidade ao talento das alunas, além de criar oportunidades reais no mercado de trabalho”, explica Fernanda Nadal.
Quem é Fernanda Nadal?
Fernanda Nadal é designer de bordados em pedrarias, professora, empresária e escritora na área da moda. Com pós-graduação em Moda e Cultura pela UEL e MBA pela USP, ela estudou na École Lesage, em Paris, e, durante 20 anos (2002-2022), gerenciou um ateliê de bordados exclusivos.
Desde 2019, com o projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil”, Fernanda busca transformar a vida de mulheres de baixa renda, promovendo sua inserção no mercado de trabalho. Em 2024, fundou o Clube Criativo, primeiro clube de assinatura de bordados em pedrarias da América Latina, impactando mais de 3.500 alunas em 9 países.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA CLAUDIA MIGUEL BENETTE
cacaumiguel7@gmail.com