O Dia de Doar 2024, parte do movimento global Giving Tuesday, celebrado em 3 de dezembro. Reconhecido mundialmente como uma contrapartida social à Black Friday, o movimento incentiva a doação e a solidariedade, conectando empresas, consumidores e organizações sociais.
No Brasil, o Dia de Doar é liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), com apoio do Instituto Arredondar, organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos e soluções estratégicas para impacto social, e da MOL Impacto, empresa de produtos e serviços de impacto social. Em 2023, a campanha alcançou resultados expressivos: R$ 1,7 milhão em doações digitais, R$ 5,8 milhões em doações diretas, e 39 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais. Além disso, 25 cidades brasileiras aprovaram leis relacionadas à data, consolidando o movimento no calendário nacional.
Neste ano, grandes empresas brasileiras estão fortalecendo seu compromisso com o Dia de Doar, campanhas de matchfunding iniciativas que conectam consumo e solidariedade:
GPA: Realiza campanha de matchfunding, dobrando as microdoações feitas pelos clientes entre 1.º de novembro e 3 de dezembro em todas as suas bandeiras.
Quitanda: Duplicará as microdoações realizadas pelos clientes durante a semana do Dia de Doar.
Fasano: Dobra todas as doações feitas no Dia de Doar, 3 de dezembro.
Extraplus: Duplica as doações realizadas durante toda a semana do movimento.
MOL Impacto: Signatária do Compromisso 1%, promovido pelo Instituto MOL e pelo IDIS, a empresa social vai fazer a doação de 1% do seu lucro do ano, no dia de doar, destinada a 3 organizações sociais escolhidas pela equipe.
“Nosso objetivo é fortalecer o impacto das microdoações e promover uma sociedade mais solidária. No ano passado, os Estados Unidos arrecadaram mais de US$ 3 bilhões no Giving Tuesday, mostrando o enorme potencial da data. O Brasil tem um grande espaço para crescer, e é fundamental que mais empresas adotem o Dia de Doar em seu calendário, ampliando o alcance dessa causa e gerando impacto positivo em nossa sociedade”, afirma Beatriz Bouskela, diretora executiva do Instituto Arredondar.
Carolina Farias, líder da campanha Dia de Doar no Brasil, reforça a importância de consolidar a cultura da doação como um gesto acessível e essencial para a transformação social no país. Ela espera que mais empresas e pessoas se envolvam no movimento, tornando a doação uma prática cada vez mais presente na sociedade.
“Fazer parte do fortalecimento do Dia do Doar é muito importante para o nosso propósito de construir uma nação doadora no Brasil. Queremos chegar ao dia em que a doação faça parte da rotina das pessoas e do planejamento das empresas, e seja entendida como um ato de cidadania, que fortalece a democracia, a justiça social e a solidariedade. Na MOL, atuamos em parceria com diversas marcas para levar o ato da doação a mais pessoas em todas as regiões do país durante o ano inteiro. Por isso, ter cada vez mais empresas participando desse dia ajuda a criar a percepção de um movimento forte e abrangente, que engaja a sociedade ao longo do ano”, diz Roberta Faria, CEO e cofundadora da MOL Impacto.
O Instituto MOL, em parceria com o Instituto Phi, irá iluminar diversos monumentos brasileiros, incluindo o Cristo Redentor e o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e também a Estátua do Grande Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo. A ação acontece no dia 3 de dezembro, a partir das 19h. “O Instituto MOL é parceiro do Dia de Doar desde 2021, quando reformulou a campanha de comunicação. É também participante, junto com o Grupo MOL, na criação de práticas que estimulem a doação corporativa, conectando empresas e organizações da sociedade civil para engajarem na prática da doação. A ação de iluminar pontos turísticos é uma forma de gerar conversas, bem como celebrar a importância da doação no país”, explica Mariana Campanatti, diretora executiva do Instituto MOL.
Empresas interessadas em participar do Dia de Doar 2024 podem se envolver de diversas maneiras. Uma das opções é o matchfunding, que permite dobrar ou triplicar as doações realizadas pelos consumidores. Outra possibilidade são as campanhas de arredondamento de troco, incentivando doações no checkout físico ou digital.
Também é possível associar um valor fixo a cada transação por meio das doações fixas por compra. Além disso, as empresas podem investir no engajamento interno, transformando colaboradores em embaixadores da campanha, ou promover a data por meio de divulgação digital, utilizando influenciadores e campanhas nas redes sociais. Integrando a solidariedade ao cotidiano de suas operações, as empresas fortalecem a cultura de doação e ampliam o impacto social.
Sobre o Arredondar:
Fundado em 2011 pelo economista Ari Weinfeld, o Arredondar é uma organização sem fins lucrativos dedicada a transformar vidas através da mobilização de recursos e soluções estratégicas para impacto social. Conectando empresas, ONGs e a sociedade em prol da cultura da doação, a organização oferece conhecimento, ferramentas de doação e consultoria que criam oportunidades para o engajamento de pessoas e o desenvolvimento da sociedade. A principal atuação do Arredondar é com jornadas de microdoações nos canais de pagamento de lojas físicas, e-commerce e faturas de cartão de crédito. Com mais de 70 milhões de doações realizadas em parceria com marcas como Burger King, Petz e Pão de Açúcar, tem a missão de construir uma sociedade mais justa, solidária e sustentável, onde o engajamento coletivo gera oportunidades reais de desenvolvimento. Para mais informações, visite: www.arredondar.org.br
Sobre o Dia de Doar:
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, em 2023, contou com apoio do Movimento Bem Maior.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JAICE AMANDA PEREIRA BALDUINO
jaiceamanda@gmail.com