Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    A máquina que nos espelha: um alerta sobre a nova era da inteligência artificial

    17/05/2025

    Webinar gratuito debate o papel da tecnologia no ecossistema de pagamentos do Brasil

    17/05/2025

    Colégio Torricelli implementa IA M60 e garante aos alunos mais de 920 mil oportunidades internacionais

    17/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 17
    EM DESTAQUE
    • A máquina que nos espelha: um alerta sobre a nova era da inteligência artificial
    • Webinar gratuito debate o papel da tecnologia no ecossistema de pagamentos do Brasil
    • Colégio Torricelli implementa IA M60 e garante aos alunos mais de 920 mil oportunidades internacionais
    • Influência com responsabilidade: a curadoria de creators é decisiva para as marcas hoje
    • Vai viajar no inverno ou no verão europeu? Saiba o que considerar ao contratar um seguro viagem para destinos frios e muito quentes
    • Vetoquinol Brasil marca presença no North American Veterinary Dermatology Forum (NAVDF) 2025, em Orlando (EUA)
    • Anvisa determina proibição do gummy de tadalafil por farmácia de manipulação
    • Dia Mundial de Doação de Leite Humano: Projeto Potinhos do Amor contribui para a saúde neonatal em Goiás
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»TECNOLOGIA»Composable e Headless: as garantias de escalabilidade que o varejo eletrônico precisa hoje
    TECNOLOGIA

    Composable e Headless: as garantias de escalabilidade que o varejo eletrônico precisa hoje

    19/11/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    *Por Thiago Onorato 

    Não é de hoje que o varejo eletrônico é caracterizado por transformações constantes e isso ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid 19, que gerou uma verdadeira revolução nas compras on-line. Uma pesquisa da Fortune Survey Money mostrou que 67% das pessoas dizem que comprar online foi crucial durante essa fase e 40% estão gastando mais online do que antes.

    Os dados comprovam que essa mudança de hábitos impactou definitivamente o setor, originando um novo perfil de consumidor. Agora mais engajados e exigentes, eles buscam por variedade, preços competitivos e uma experiência de compra totalmente diferenciada e personalizada de acordo com suas preferências e gostos.

    Esse novo perfil sem dúvida ajudou a impulsionar e popularizar o comércio via web ampliando ainda mais as vendas, mas, em contrapartida, tem exigido muito mais adaptações e investimentos por parte dos varejistas para acompanhar as transformações. Nesse sentido, a flexibilidade e a escalabilidade se tornaram cruciais para garantir um modelo de negócio bem-sucedido e, acima de tudo, mais competitivo.

    Isso porque, juntas, essas características possibilitam a construção de uma infraestrutura pronta para crescer e se adaptar rapidamente a demandas inesperadas, além de permitir agregar novos serviços de forma fácil e rápida proporcionando mais inovação aos clientes, algo que se tornou um fator decisivo na hora de escolher o melhor fornecedor para fazer uma compra, afinal, hoje são eles quem determinam o modo como querem ser atendidos.

    Diante disso, as chamadas plataformas monolíticas tradicionais – aquelas que centralizam todas as funções de um ecommerce em um único sistema e que eram mais essenciais lá atrás, quando o comércio eletrônico iniciou, perderam a efetividade já que oferecem uma limitação em relação à escalabilidade, inovação e adaptação exigidas pela nova realidade que estamos vivendo.

    Para um varejista que precisa adicionar novos canais, como um app ou um novo modelo de marketplace, por exemplo, a rigidez dos sistemas monolíticos torna esse processo lento e caro, deixando as empresas presas a uma estrutura que não permite a escalabilidade necessária no varejo eletrônico moderno.

    Por isso, estamos acompanhando o advento de opções mais inovadoras para enfrentar esses desafios, como o composable commerce e o headless commerce, conceitos que oferecem às empresas a capacidade de se adaptar rapidamente, sem as limitações impostas pelas plataformas monolíticas tradicionais, e que já vêm sendo adotados há algum tempo, demonstrando ser verdadeiros aliados para o sucesso dos varejistas.

    Reforçando a diferença entre eles, o aumento de volume de pedidos ou a integração de novos parceiros pode causar problemas de desempenho e exigir grandes reformulações no sistema nas arquiteturas monolíticas. Já nas arquiteturas composable e headless, o crescimento é facilitado por uma abordagem modular, na qual cada componente pode ser dimensionado independentemente. Isso é crucial em datas como a Black Friday, quando o volume de transações dispara, e é preciso garantir que as plataformas estejam prontas para escalar sob demanda.

    Com o composable commerce é possível montar operações digitais de forma modular, escolhendo apenas os componentes necessários naquele momento. Esta estrutura é semelhante aos blocos de um Lego e reduz custos operacionais, permitindo uma atualização contínua, sem a necessidade de reformulações drásticas. O conceito é tão forte que segundo o Gartner até 2025, aqueles que adotarem uma abordagem composable terão 80% mais chances de liderar a inovação e adaptação no mercado.

    Já o headless commerce separa o frontend (interface do usuário) do backend (gestão de dados e operações), permitindo que os varejistas inovem na experiência do cliente sem comprometer a operação por trás. Isso traz mais flexibilidade na interação com o cliente, pois as empresas podem testar rapidamente novos designs e canais sem precisar mexer na estrutura central.

    A verdade é que o varejo eletrônico continuará evoluindo de forma acelerada e quem adotar soluções flexíveis e modulares estarão sempre à frente. Com o composable e headless commerce, não estamos apenas falando sobre adaptação ao futuro, mas de moldá-lo. O sucesso no varejo moderno depende da capacidade de inovar sem amarras, escalando operações sem comprometer a experiência do cliente. Aqueles que entenderem esse caminho, estarão preparados para liderar a próxima grande transformação no comércio digital.

    *Thiago Onorato é CMO da Mkplace, empresa especialista em soluções as a service para marketplaces.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    RICARDO KIYOSHI SYOZI
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    A máquina que nos espelha: um alerta sobre a nova era da inteligência artificial

    17/05/2025

    Webinar gratuito debate o papel da tecnologia no ecossistema de pagamentos do Brasil

    17/05/2025

    Colégio Torricelli implementa IA M60 e garante aos alunos mais de 920 mil oportunidades internacionais

    17/05/2025
    EM DESTAQUE

    Automobilismo e tecnologia: uma paixão que inspira a transformação

    21/01/20250

    Ubisoft abre inscrições para torneio de acesso e equipes amadoras podem tentar um lugar na elite da modalidade

    27/02/20250

    Especialistas mostram como gabaritar a prova de Ciências Humanas do Enem

    29/10/20240

    Acionistas aprovam fusão entre Petz e Cobasi: entenda os impactos do novo gigante do setor pet

    20/03/20250

    O que pode mudar no consumo brasileiro com o Imposto Seletivo (IS)?

    11/04/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    A máquina que nos espelha: um alerta sobre a nova era da inteligência artificial

    17/05/2025

    Webinar gratuito debate o papel da tecnologia no ecossistema de pagamentos do Brasil

    17/05/2025

    Colégio Torricelli implementa IA M60 e garante aos alunos mais de 920 mil oportunidades internacionais

    17/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.