Com a chegada da Black Friday, uma das datas mais aguardadas do calendário de compras, cresce também a preocupação com o aumento das fraudes no ambiente virtual. O crescimento de ataques de phishing, da publicação de sites falsos, dos ataques a bancos de dados das empresas, ou mesmo dos anúncios de produtos falsos representam um desafio para varejistas e consumidores.
Existe uma corrida tecnológica constante entre quem comete as fraudes e as empresas que atuam na prevenção delas. Cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida para proteger as pessoas, os criminosos estudam e criam novos golpes para tentar vencê-las. O uso de deep fakes para derrotar verificações de biometria facial é um bom exemplo dessa evolução. Além disso, os fraudadores estão sempre buscando formas de maximizar o seu retorno financeiro. O uso de bots para realizar centenas ou até milhares de compras automáticas com cartões roubados ilustra esse esforço.
“Por mais que exista um comprometimento por parte do e-commerce com o combate às fraudes e aos golpes, existe uma parte do trabalho de prevenção que precisa ser feito pelos consumidores. Entender como as fraudes mais comuns funcionam, prestar atenção no que você está fazendo, e usar as ferramentas que já estão à sua disposição é o que você precisa para ter uma experiência de compra tranquila”, comenta Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp e especialista em segurança digital.
Para garantir a sua segurança na Black Friday, o especialista separou algumas dicas essenciais para a hora das compras:
A atenção é a sua maior aliada: A grande maioria dos navegadores avisa, com páginas especiais, mudanças de cor na barra de navegação, ícones de alerta e mensagens, quando você está tentando acessar um site que pode ser considerado suspeito. Se ver um aviso desse tipo, não ignore!
Evite links promocionais: Lojas sérias só enviam comunicados e links de promoções para clientes cadastrados que aceitaram receber essas mensagens. Independente do canal por onde você recebeu a comunicação (e-mail, SMS, WhatsApp ou qualquer outro), evite clicar nos links. Acesse o site da loja, e busque a promoção diretamente por lá.
Verifique a segurança dos sites: Assim que entrar em um site ou clicar em um link, confira a barra do seu navegador para ter certeza de que o site tem o “https” no começo do endereço, que indica o uso de um certificado SSL. Além do certificado garantir a criptografia dos dados, você pode também ver os detalhes para garantir que ele é da empresa que você espera. Muitos navegadores indicam com sinais de alerta ou páginas de aviso problemas de segurança, preste atenção.
Confira o endereço do site: Do mesmo jeito que você confere o endereço quando vai visitar alguém pessoalmente para não entrar no lugar errado, verifique o endereço do site que está acessando. Sites falsos são criados com endereços que tentam parecer verdadeiros, com pequenas variações na grafia, e com páginas que tentam imitar lojas conhecidas. Certifique-se de que está no site correto, no endereço que você queria ir.
Proteja o seu dinheiro: O objetivo das fraudes é roubar seu cartão de crédito ou fazer você transferir dinheiro para a conta errada. Usando cartões virtuais (que você geralmente pode obter no aplicativo do seu banco) ou carteiras eletrônicas (como PayPal ou MercadoPago), você protege seus cartões. Evite o pagamento por boleto, usando o Pix para fazer transferências sempre que possível, conferindo os dados de quem vai receber o dinheiro.
Cuidado com os descontos excessivos: Todo mundo gosta de uma boa oferta, e os fraudadores sabem disso. Ofertas com preços muito baixos são um chamariz muito usado em golpes, que podem ir do “receber o dinheiro e não mandar o produto” até o roubo de informações. Se o desconto é muito grande, desconfie.
Não fique quieto: Uma das maiores vantagens dos fraudadores é o silêncio dos consumidores. Se você vir uma transação suspeita na sua conta ou cartão, fale com o banco imediatamente. Se receber uma mensagem ou e-mail suspeito, entre em contato com o canal oficial da loja. Quanto mais rápido um problema é comunicado, mais fácil é identificar o fraudador, e menores são as chances de outras pessoas sofrerem golpes similares.
Existem muitas ferramentas já disponíveis hoje sem custo para todos os consumidores que podem ajudar a evitar problemas na hora das compras. A maioria dos bancos, por exemplo, disponibiliza números de cartão de crédito “virtuais”, que valem exclusivamente para uma compra e depois são cancelados, o que evita problemas no caso de vazamento de dados. Os recursos de monitoramento das transações (sejam de cartão ou Pix) facilitam a identificação de compras indevidas, que podem ser questionadas. Tudo isso são elementos que aumentam a segurança e evitam prejuízos.
“Correr atrás de uma promoção e fazer a compra de qualquer maneira para aproveitar o preço baixo pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Para ter uma boa experiência nas compras online, você precisa prestar atenção e usar os recursos de segurança disponíveis”, finaliza o especialista.
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