Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC
    • Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação
    • Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?
    • Governo visita centro de veículos elétricos e autônomos de empresa dona da 99 na China
    • A nova guerra comercial de Trump contra o cinema global
    • Select Operadora de Saúde chega ao Rio de Janeiro com foco em expansão estratégica e modelo assistencial resolutivo
    • Água com gás é aliada na hidratação e possível suporte para o emagrecimento?
    • Sal em Excesso: Um Vilão Silencioso
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»BlackFriday 2024, IA e o consumidor consciente: porque as logtechs são essenciais nesse cenário

    BlackFriday 2024, IA e o consumidor consciente: porque as logtechs são essenciais nesse cenário

    11/11/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Um estudo sobre comportamento dos consumidores mostrou que 94% dos participantes afirmam adotar hábitos de consumo mais conscientes. Ao mesmo tempo, empresas do varejo aderem ferramentas e plataformas que utilizam Inteligência Artificial, para conseguirem tomar decisões mais orientadas, precisas e eficientes, para promover uma melhor experiência ao consumidor final, que está cada vez mais criterioso. Tudo isso tem como intuito melhorar a performance de vendas, principalmente em datas como a Black Friday.
     
    O estudo Consumo Consciente – Visão do Consumidor 2024, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve a participação de mais de mil consumidores em todas as regiões do país. Entre o entendimento de consumo consciente dos entrevistados foram citadas pesquisas de preços, moderação nas compras e a cautela em realizar compras por impulso. Em 2023, a Black Friday sofreu uma queda de 15% no faturamento em comparação ao ano anterior, o que justamente, reflexo desse consumidor mais rigoroso, consciente e também com menor poder de compra. 
     
    Entender os novos comportamentos, os fatores que decidem a realização da compra e prever possíveis problemas, são, muitas vezes, decisivos para varejistas que disputam espaço e consumidores, principalmente em datas como a Black Friday. Uma das formas mais eficazes de fazer isso, é por meio de  ferramentas que envolvem inteligência artificial.
     
    A pesquisa Previsões da Black Friday 2024, realizada pela Dito CRM e a Opinion Box, mostra que 41% dos entrevistados avaliam a reputação da empresa antes de realizar uma compra, o que inclui o tempo de entrega do produto. A análise dos consumidores vai desde verificar quais empresas estão atuando no meio ambiente, até a qualidade dos produtos e a experiência de compra, que tem como principal ponto o tempo de chegada do produto após o pagamento. 
     
    Não basta as empresas pensarem apenas no desconto, o consumidor quer prazos curtos, possibilidade de rastrear a compra em tempo real, e realizar trocas ágeis, quando necessário. Inclusive, os atrasos de entrega das compras da Black Friday 2023 foi um dos principais pontos de reclamação ano passado. Segundo o Reclame Aqui, – nas primeiras 18h de Black Friday – somente ”Atraso na entrega” correspondeu 17,3% das reclamações totais, e liderou o ranking de reclamações da plataforma. O estudo mostrou que, em dois dias de Black Friday, foram contabilizadas 7.328 notificações de contestações, um aumento de 34,5% em relação ao ano de 2022. 
     
    Para resolver esses problemas, um planejamento de rotas feito por inteligência artificial é capaz de distribuir os pedidos para cada veículo de forma muito mais efetiva, a fim das operações conseguirem reduzir a ociosidade da frota. Por exemplo, a capacidade da IA analisar e respeitar condições como horários, para garantir a eficiência da rota garante que a entrega será feita no intervalo de tempo determinado. Se o veículo precisar passar por um ponto específico, como um depósito para recarregar ou o motorista precisar parar para descansar, a IA inclui essa parada na rota, sem comprometer o tempo de entrega. 
     
    De maneira geral, a Black Friday é o momento que as demandas se intensificam, novos consumidores aparecem, erros podem tomar proporções enormes e os clientes esperam ter uma boa experiência de compra. Já cientes do desafio, as logtechs, como a SimpliRoute, estão aprimorando suas tecnologias para oferecer soluções de logística avançadas, que otimizam cada etapa do processo de entrega. Essa combinação de Inteligência Artificial e eficiência é essencial para empresas que desejam se diferenciar na Black Friday, garantindo não apenas entregas rápidas, mas uma experiência superior ao cliente. 
     
     
    *Javiera Lyon é especialista em Psicologia Organizacional pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid, tem 14 anos de experiência em funções com foco em liderança de equipes e estratégia empresarial. Passou por grandes empresas globais como Enel, BCI e BHP e hoje é Country Manager Brasil e Chief of Staff na SimpliRoute.
     
     
    Linkedin: https://www.linkedin.com/in/javiera-lyon/
    E-mail: [email protected].

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ALVARO CAMPAGNOLI NETO
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    EM DESTAQUE

    SP investe em segurança viária com metodologia internacional e parceria com Google

    24/05/20240

    Varejo Omnichannel: A transformação está nos dados

    06/11/20240

    Empresário Fábio Aubin, da Made in Natural, empresa comprometida com a qualidade e o sabor natural, será um dos palestrantes do evento Gastronomia Experience

    04/09/20240

    Santa Maria Outlet promove Caça aos Ovos com brindes, descontos e diversão para a família

    10/04/20250

    Protecionismo à Francesa: o Livre Mercado como ilusão

    17/12/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.