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    Home»ECONOMIA»Inadimplência no Brasil se mantém acima de 44% e reforça a necessidade de educação financeira
    ECONOMIA

    Inadimplência no Brasil se mantém acima de 44% e reforça a necessidade de educação financeira

    03/10/202400
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    De acordo com o último Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa, o número de famílias endividadas no Brasil é de cerca de 72,5 milhões, representando 44% dos lares brasileiros. O estado de São Paulo, por exemplo, ocupa o décimo lugar no ranking, com 45,8% de inadimplentes. Já o Rio de Janeiro lidera a lista, com 54,16%, seguido pelo Distrito Federal com 52,74%.

    Daiane Alves, educadora financeira da Neon, aponta que o principal fator por trás desse cenário é a falta de planejamento financeiro adequado, tendo em vista que aproximadamente 61% dos brasileiros não possuem nenhum tipo de poupança ou investimento, segundo pesquisa da Ipsos​. “Muitas famílias acabam se endividando não apenas por gastar mais do que ganham, mas também por não estarem preparadas para imprevistos”, explica. Por isso, a educadora financeira trouxe cinco conselhos práticos para fugir da inadimplência.

    1. Entenda o seu orçamento

    Mapeie todas as suas fontes de renda e distribua os valores entre os seus gastos fixos e variáveis. Por exemplo, se a renda mensal de uma família é de R$ 5 mil é preciso detalhar quanto disso é destinado à moradia, alimentação, transporte e outras despesas. Assim, fica mais fácil entender onde é possível economizar ou fazer ajustes.

    2. Esteja preparado para os imprevistos

    Crie uma reserva de emergência que cubra pelo menos três meses de despesas essenciais. Se os custos mensais da sua casa são de R$ 4 mil, seu fundo deve ter, no mínimo, R$ 12 mil para lidar com situações como perda de emprego ou gastos inesperados com saúde.

    3. Tenha metas e objetivos claros para o seu dinheiro

    Defina suas prioridades. Pode ser pagar uma dívida, poupar para um imóvel ou investir na educação dos filhos. Estabeleça prazos e valores que podem ser alcançados de forma realista.

    4. Reveja seus hábitos financeiros 

    Pequenas mudanças nos hábitos de consumo podem fazer uma grande diferença no fim do mês. Reduzir o uso do cartão de crédito para compras impulsivas ou trocar jantares caros por refeições caseiras pode gerar uma economia considerável ao longo do tempo.

    5. Fale sobre dinheiro

    Conversar sobre finanças com a família ou com amigos ajuda a desmistificar o tema e possibilita um aprendizado conjunto. Criar uma cultura de transparência e educação financeira é essencial para que todos os envolvidos em um núcleo familiar entendam a importância de um bom planejamento.

    “É preciso desmistificar a ideia de que falar sobre dinheiro é deselegante ou complicado. Quanto mais pessoas tiverem acesso a um conhecimento saudável e efetivo sobre o tema, mais preparadas estarão para enfrentar desafios financeiros”, conclui Daiane. 
     

    Sobre a Neon  

    A Neon é uma fintech brasileira fundada em 2016. A empresa surgiu após a indignação do fundador da Neon, Pedro Conrade, que depois de estourar R$ 1,00 da sua conta corrente, descobriu que seu banco iria cobrar R$ 46,00 de tarifa para início de uso do cheque especial. Ao investigar suas faturas, Pedro se deu conta que, por ano, gastava um salário mínimo em tarifas bancárias – quase o mesmo que sua renda mensal na época. Indignado, Pedro pensou sobre os milhares de brasileiros que perdem seu dinheiro todo ano com taxas substanciais, a partir daí surgiu a Neon, primeira conta digital do Brasil.

    Com o passar dos anos, a Neon foi se consolidando como uma das maiores fintechs do país, oferecendo aos clientes um portfólio completo com cartão de débito e crédito sem anuidade, empréstimo pessoal, consignado, investimentos de maneira simples em CDB, cashback, diversas formas de pagamento, entre outros produtos pensados para os brasileiros trabalhadores e com taxas adequadas. Além disso, com a MEI Fácil, a empresa oferece serviços financeiros e educação para microempreendedores individuais de todo o Brasil. Hoje a Neon possui mais de 32 milhões de clientes.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Jasmyne de Moraes Calixto
    [email protected]

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