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    Home»ECONOMIA»Faturamento do varejo cresce 7% em julho, apesar de queda no fluxo de visitas, revela IPV
    ECONOMIA

    Faturamento do varejo cresce 7% em julho, apesar de queda no fluxo de visitas, revela IPV

    28/08/202400
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    No mês de julho de 2024, o varejo físico brasileiro apresentou uma performance mista. Enquanto o fluxo de visitação em lojas físicas recuou em comparação ao mesmo período do ano anterior, o faturamento do setor mostrou crescimento expressivo de 7% em âmbito nacional. De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), pesquisa organizada pela HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), essa elevação nas vendas foi impulsionada, em grande parte, pelo aumento no ticket médio. 

     

    Desempenho do fluxo de visitas 

    Após dois meses de crescimento acentuado, em razão de datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, julho registrou uma desaceleração. O fluxo de visitação em shopping centers caiu 5%, enquanto as lojas de rua tiveram um recuo mais modesto, de 1%. Esses números indicam uma retração após o forte desempenho observado nos meses anteriores. 

     

    Faturamento em alta 

    Contrariando as expectativas geradas pela diminuição do fluxo, o faturamento geral das lojas físicas cresceu 7%. Esse avanço foi observado em todas as regiões do país, com destaque para o Sul e o Nordeste, onde o crescimento foi de 11%. Esse desempenho positivo está associado a um expressivo aumento de 8% no ticket médio, que reflete o comportamento de consumo em um ambiente econômico ainda desafiador. 

     

    “O varejo nacional em julho mostrou alguns desafios importantes. A combinação de inflação, juros elevados e crédito restrito está moldando um consumidor mais cauteloso e seletivo. O setor precisará continuar adaptando suas estratégias, tanto em termos de oferta quanto de financiamento, para navegar nesse ambiente econômico um pouco mais complexo e volátil. A capacidade de inovar e oferecer valor percebido será crucial para sustentar o crescimento nos próximos meses”, comenta Eduardo Terra, sócio da HiPartners e Presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. 

     

    Análise regional e setorial 

    Regionalmente, os resultados variaram no que diz respeito ao fluxo de visitantes, com algumas regiões apresentando crescimento e outras, retração. No entanto, todas registraram aumento no faturamento, sinalizando uma recuperação do poder de compra em várias partes do país. 

     

    Setorialmente, o destaque mais uma vez foi o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, que atingiu crescimento de 11% no faturamento, mantendo a tendência positiva observada nos meses anteriores. Em contrapartida, o setor de móveis e eletrodomésticos mostrou uma queda de 9% no faturamento, destacando-se como a exceção entre os setores monitorados. 

     

    Confira os principais destaques do levantamento do IPV de julho/24:  

    As lojas de shopping centers registraram uma retração de 2% no fluxo de visitação, enquanto as lojas de rua tiveram uma queda de 1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior; 

    Apesar disso, o faturamento no varejo cresceu 7%, com destaque para as regiões Sul e Nordeste, que cresceram 11%; 

    O ticket médio geral apresentou uma variação positiva de 8%, com as lojas de rua e de shopping alcançando crescimento de 10% e 5%, respectivamente; 

    O setor de “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o destaque setorial, com alta de 11% no faturamento em relação a julho de 2023, mesmo tendo andado de lado na quantidade de vendas, cuja variação foi de 0% no período; enquanto o setor de móveis e eletrodomésticos sofreu redução de 9% no volume financeiro, mesmo tendo crescendo 4% em cupons emitidos. 

     

    Para obter o estudo completo, acesse: www.hipartners.com.br/ipv/. 

        

    Sobre a HiPartners Capital & Work     

    Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs, buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br       

          

    Sobre a SBVC         

    Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do setor e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br  

     

    Sobre a FX Data Intelligence      

    A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como dados de fluxo e jornada de compra, com outros dados, como vendas e campanhas de marketing, oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br        

          

    Sobre a F360      

    Fundada em 2013 por Henrique Carbonell, Fernando Carbonell e Luiz Fernando Payolli, a F360 é uma startup com a missão de transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e do médio varejista, desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil. O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por — e para — o varejista, a plataforma oferece, em uma ferramenta única, a integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo. A empresa faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: https://www.f360.com.br/.        

              

    Sobre a 4intelligence        

    A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para suportar tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando obter as respostas mais acuradas, para que sejam entregues no momento correto às pessoas certas. Acesse: www.4intelligence.com.br       

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
    [email protected]

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