Vitiligo e a importância do diagnóstico adequado
O vitiligo é uma doença dermatológica em que somente a pele é afetada. Não é contagioso e podem estar associadas a ele alterações da tireoide, que devem ser investigadas quando o diagnóstico de vitiligo estiver estabelecido.
É uma doença autoimune, isto é, o paciente produz anticorpos que alteram a capacidade de pigmentação da pele, determinando as manchas brancas. “Vários fatores estão relacionados ao aparecimento das manchas. O fator genético e história na família podem predispor o paciente a ter a doença”, explica a dermatologista pediátrica Selma Hélène, presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).
A médica esclarece que existem várias formas de vitiligo e nem todas irão determinar o aparecimento das manchas brancas no corpo todo. “Existem formas localizadas também. E, ao contrário do que se pensa, o sol é um fator agravante para o vitiligo, piorando as manchas e podendo agravar a doença”, revela a especialista, ressaltando que o paciente com suspeita de vitiligo deve ser avaliado pelo médico habilitado, pois existem muitas doenças de pele que podem ser confundidas com ele.
“Algumas vezes o uso de lâmpadas específicas, utilizadas no exame da superfície corporal, ajuda a fazer o diagnóstico diferencial entre manchas duvidosas”, afirma Selma. Ela destaca que o diagnóstico é realizado através do exame clínico, não sendo indicadas biópsias da pele. “Por estas não serem conclusivas, ou seja, muitas doenças podem apresentar o mesmo resultado.”
Segundo a dermatologista, existem vários tratamentos para as diversas situações. Para cada forma do vitiligo, áreas do corpo acometidas e avanço da doença, há tratamentos adequados. “Eles podem ser locais, assim como tratamentos associados para o controle das manchas. E o uso de protetores solares diários é fundamental no controle da doença”, finaliza Selma.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA RODRIGUEZ CRISTALINO
contato@veritecomunicacao.com.br