Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico
    • Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 
    • Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções
    • No mês das noivas, conheça franquias que custam menos que um casamento
    • Como Tirar Estrias Na Barriga Depois Da Gravidez
    • Como Tirar Mancha De Corante Em Roupa
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»TECNOLOGIA»Inteligência artificial no atendimento? Especialista conta como usar a tecnologia da maneira certa
    TECNOLOGIA

    Inteligência artificial no atendimento? Especialista conta como usar a tecnologia da maneira certa

    22/08/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com a evolução do atendimento ao cliente, os consumidores hoje esperam uma resposta instantânea e uma experiência aprimorada, independentemente do setor, produto, preço ou canal de comunicação. No entanto, apesar dos benefícios da adoção de tecnologias e ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), ainda há um longo caminho a percorrer em termos de atendimento ao cliente e fidelização do consumidor.

    Neste contexto, Willian Pimentel, Diretor Geral da Freshworks na América Latina, acredita que o futuro do atendimento ao cliente será mais brilhante do que nunca, mas exige que os líderes do setor pensem sistematicamente sobre como, quando e onde aplicar IA para melhorar a experiência.

    “O aumento das expectativas dos clientes, que esperam um serviço eficiente e permanente, semelhante ao oferecido por empresas como a Amazon, reduziu a qualidade do CX em um momento de grande melhoria tecnológica. Os clientes querem tudo ao seu alcance e esperam um contato mínimo, por isso as empresas devem adotar novas ferramentas para atender a essas expectativas”, diz Pimentel.

    Essa abordagem muitas vezes resulta em experiências ruins para os clientes, segundo o Diretor da Freshworks. “Um exemplo é que, quando a IA é aplicada indiscriminadamente, ela pode lidar bem com as chamadas iniciais, mas não resolver problemas mais complexos. Os clientes acabam frustrados quando seus problemas são direcionados incorretamente ou quando as soluções de IA são insuficientes.”

    Para Willian Pimentel, é fundamental aplicar a IA de forma sistemática, começando pelos problemas mais simples e abordando gradualmente os mais complexos. O especialista explica que a IA pode realizar análises excelentes e compreender rapidamente os problemas dos clientes, mas quando erra, pode errar muito. “Portanto, a supervisão humana é necessária para garantir que as soluções de IA sejam precisas e emocionalmente inteligentes. Isso significa permitir que a IA lide com problemas simples e cotidianos, enquanto os agentes humanos lidam com os problemas mais complexos”, comentou.

    Como alternativa para empresas que estão atrasadas no atendimento ao cliente e desejam atualizar rapidamente, o executivo da Freshworks destaca que elas devem primeiro entender seus desafios específicos. “As novas empresas de SaaS podem enfrentar problemas complexos que exigem uma gestão cuidadosa. A IA generativa pode ajudar a construir rapidamente um repositório robusto de conhecimentos e estabelecer um sistema de classificação eficaz utilizando IA. Isto significa categorizar os problemas com base na sua complexidade e garantir que os problemas mais simples sejam resolvidos rapidamente, enquanto os mais complexos são sinalizados para intervenção humana”. 

    Pimentel também enfatiza que devem ser implementadas políticas e procedimentos claros: “Em um ambiente B2C, isso é essencial para que os sistemas de IA forneçam suporte eficaz. Por exemplo, a IA pode lidar com problemas simples seguindo protocolos predefinidos, mas os agentes humanos devem intervir quando a IA encontra problemas que demandem maior raciocínio”, finalizou.

     

    Sobre Willian Pimentel

    Willian Pimentel é Diretor Geral da Freshworks Inc. (NASDAQ:FRSH) na América Latina. O executivo é responsável pela estratégia de expansão e liderança de vendas da empresa na região. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de ITSM e CX, Willian tem capacidade de identificar tendências e oportunidades de crescimento como ninguém. Antes da Freshworks, o executivo também ocupou cargos de liderança na Avaya e na Citrix.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Conselho de IA da Qlik: IA que não se pode confiar não pode ser escalada — e IA que não pode ser escalada é apenas teatro

    15/05/2025

    Ade Sampa abre inscrições para quarta edição de consultorias gratuitas de gestão financeira para empreendedores

    15/05/2025

    TD SYNNEX lança nova fase do Destination AI™ para operacionalizar as estratégias de IA dos parceiros

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    Liberação de cassinos no Brasil: especialista aponta vantagens e riscos do PL que tramita no Senado

    20/06/20240

    Ziraldo para sempre

    29/04/20240

    Após ano desafiador, agro brasileiro espera que 2025 seja mais próspero

    05/02/20250

    Pesquisa revela percepções da população sobre os parques brasileiros

    17/04/20240

    Café com ABRH/MG destaca boas práticas e trabalhos premiados!

    27/03/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.