A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, está com inscrições abertas para a Chamada de Projetos Incentivados: Sim para Cuidar do Futuro. A previsão é de que a companhia destine cerca de R$ 10 milhões para iniciativas culturais, esportivas e de saúde por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte, da Lei do Idoso, do Fundo da Criança e do Adolescente, e dos Programas Nacionais de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas). As inscrições vão até 23 de setembro pelo site Link.
Podem se candidatar projetos de oito estados (Amapá, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande de Norte, São Paulo e Tocantins), que contribuam para melhorar as condições de vida e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades nessas regiões, oferecendo capacitação e formação para a geração de trabalho, emprego e renda; que promovam o empoderamento cultural, o acesso ao esporte, a proteção da biodiversidade, a conscientização sobre as mudanças climáticas e a economia circular ou que contribuam para uma transição energética justa. O resultado da seleção será divulgado dia 4 de dezembro.
“A Chamada de Projetos reafirma o compromisso da EDP em oferecer experiências e oportunidades para as comunidades nas regiões em que atuamos. São iniciativas sociais, culturais e esportivas, além de ações voltadas para a saúde e bem-estar, que refletem o nosso objetivo em contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e inclusiva”, afirma Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.
A Chamada de Projetos Sociais complementa outras iniciativas da EDP, como o edital Energia Solidária, por exemplo, e está alinhada ao Y.E.S. – You Empower Society, programa global da companhia para desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade social para uma transição energética justa.
Quais projetos podem ser inscritos:
Esporte – Projetos que utilizem o esporte como ferramenta educacional e inclusiva, beneficiando crianças e jovens e democratizando o acesso ao esporte para o exercício pleno da cidadania, preferencialmente, com foco na modalidade surf.
Cultura – Os projetos devem ter como temas prioritários economia criativa, arte e cultura na educação, sustentabilidade e energia. O corpo docente também é parte fundamental de um ensino de qualidade, por isso, os projetos culturais devem incluir capacitações de educadores, gestores e organizações sociais que atuam no setor cultural. Também serão consideradas ações educacionais e inclusivas voltadas para crianças e adolescentes em projetos sociais.
Projetos de Fomento à Economia Criativa podem ser inscritos na Chamada, desde que promovam atividades, formações e capacitações, além de estimular o turismo e gerar emprego e renda. Iniciativas de Diversidade cultural devem valorizar a cultura local e periférica.
Crianças e Adolescentes – O foco deverá ser em educação ambiental, digital e financeira, com o objetivo de complementar e apoiar a educação em temas como sustentabilidade, energia elétrica, meio ambiente e empreendedorismo.
Idosos – Os projetos de atenção ao idoso precisam priorizar a saúde e o acolhimento, além de proporcionar acesso à cultura, arte e esporte. As iniciativas também devem buscar qualidade de vida e bem-estar, formação e capacitação e promoção de experiências digitais.
Saúde – Que atuem na prevenção e combate ao câncer ou que promovam ações de saúde para pessoas com deficiência.
Serviço:
Mais informações, regulamento completo e inscrições: https://prosas.com.br/editais/14835-sim-para-cuidar-do-futuro-chamada-edp-de-projetos-incentivados ou https://bit.ly/3Mlvazj
Inscrições: 21 de agosto a 23 de setembro
Divulgação do resultado: 4 de dezembro
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLO BOVOLENTA GIANESE
carlo.gianese@gbr.com.br