O volume de vendas em bares e restaurantes registrou a maior queda do ano em julho, despencando 5,4% em comparação com o mês anterior, de acordo com o levantamento do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 6,3%, a maior registrada até agora em 2024. O relatório é elaborado mensalmente pela Associação em parceria com a área de research da Stone e o Instituto Propague.
Os dados mostraram uma retração mensal em todos os 24 estados analisados, liderados pelo Rio Grande do Sul, com uma queda de 10,5%. Além dele, se destacam também a Paraíba (-8,6%), Rondônia (-8,4%), Piauí (-7,5%), Pará (-6,7%), Rio de Janeiro (-6,7%), Paraná (-6,3%) e Ceará (-6%).
A queda em julho, na comparação com junho, pode ser explicada por vários fatores. Entre os principais, o período de férias escolares, quando há uma natural contração do consumo no setor, e o desempenho no Dia dos Namorados, em junho. A queda no consumo também foi sentida no setor de varejo, com uma retração de 1% em julho.
“Após um primeiro semestre difícil, com queda acumulada de 2,1%, os dados de julho ampliam a tendência de queda do mês anterior e abrem o segundo semestre com sinal de cautela, sendo a queda de 5,4% a maior do ano. Dito isso, este movimento ocorre durante um ano bastante volátil e durante um mês sem nenhuma data nacional relevante para o setor. Portanto, mais meses são necessários para confirmação desta tendência de queda”, explica Matheus Calvelli, cientista de dados e pesquisador da StoneCo, responsável pelo levantamento.
“Nesta época temos historicamente uma retração no consumo, com muitas pessoas em férias e nenhuma data comemorativa relevante do ponto de vista nacional. O que surpreendeu e preocupa, além da amplitude da queda na comparação com o mês anterior, é a redução expressiva na comparação com julho de 2023. Mas ainda assim temos boa expectativa para o segundo semestre, quando fatores como a queda no desemprego e o pagamento do décimo-terceiro salário pode trazer mais poder de compra à população”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Para mais informações sobre o relatório acesse o site: https://abrasel.com.br/revista/.
Índice Abrasel-Stone
Com divulgação mensal, os números do índice Abrasel-Stone podem ser usados para análises de empresários e especialistas por meio de uma visualização gráfica disponível no site da revista Bares & Restaurantes, editada pela Abrasel. O índice reflete a variação das vendas do setor de alimentação fora do lar por meio da estrutura financeira da Stone em recortes mensais e anuais.
Sobre a Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.
Sobre a Stone
Empresa de tecnologia financeira que oferece soluções completas para melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Usando tecnologia, inovação e serviços, a Stone construiu um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos seus mais de 3,3 milhões de clientes.
Sobre o Instituto Propague
O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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