Depois de quedas consecutivas em abril e maio e, alta em junho (0,46%), Santos voltou a registrar queda na inadimplência no mês de julho (-0,40%). A região Sudeste também teve queda de (-0,96%), enquanto a média nacional teve uma leve alta (0,01%).
Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que mensalmente fazem o levantamento. Inclusive, quatro em cada dez brasileiros adultos (41,25%) estavam negativados em julho de 2024, o que representa 67,98 milhões de consumidores.
No período de um ano, entre julho/2024 e julho/2023, a queda acumulada na inadimplência em Santos foi de (-6,42%), já na região Sudeste (-1,20%) e no Brasil, alta de (0,38%).
NÚMEROS DE SANTOS
Trazendo para um recorte mais detalhado, em Santos, a maior concentração de inadimplentes está na faixa etária de 50 a 64 anos (23,92%). Por sexo, está bem distribuído, sendo 52,43% mulheres e 47,57% homens.
Para o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, depois de várias datas comemorativas juntas, as pessoas voltaram a se reorganizar. “Conseguimos perceber que as pessoas tem se planejado ao longo do ano. E depois de uma leve alta, novamente, as coisas voltaram pro eixo, tanto que a queda de inadimplência em um ano tem sido de quase 7%. O segredo é esse saber onde gastar e como vai pagar”.
VALOR DAS DÍVIDAS E TEMPO DE ATRASO
A pesquisa mostra que em julho de 2024, em Santos, cada consumidor negativado da cidade devia em média R$ 5.679,45 na soma de todas as dívidas.
Os dados mostram ainda que:
– 23,79% dos consumidores tinham dívidas de até R$ 500;
– 12,58% tinham dívidas de R$500,01 a R$ 1.000;
– 19,79% de R$ 1.000,01 a R$ 2,500;
– 23,06% de R$ 2.500,01 a R$ 7.500;
– 20,79% acima de R$ 7.500.
O tempo médio de atraso dos devedores é de 27,2 meses (2 anos e 3 meses), sendo que 41,48% dos devedores estão inadimplentes de 1 a 3 anos.
NÚMERO DE DÍVIDAS EM ATRASO
Em julho de 2024, o número de dívidas em atraso de moradores de Santos caiu (-6,27%) em relação a julho de 2023. O dado ficou abaixo da média da região Sudeste (0,40%) e abaixo da média nacional (2,25%).
Já de julho de 2024 em comparação a junho de 2024, o número de dívidas teve queda em Santos (-1,40%), na região Sudeste (-1,78%) e no Brasil (-0,57%).
Em números absolutos, em julho de 2024, cada consumidor inadimplente em Santos tinha em média (2,118 dívidas em atraso). O número ficou abaixo da média da região Sudeste (2,129 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (2,099 dívidas para cada pessoa inadimplente).
SETORES COM MAIS DÍVIDAS EM ATRASO
O setor que tem mais dívidas em julho em Santos é o de bancos (80,95%) do total das dívidas. Seguido por outros (7,68%), Comunicação (4,48%), Água e Luz (4,15%) e Comércio (2,75%).
SOBRE A CDL SANTOS PRAIA – A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia foi fundada em 18 de outubro de 1973. É uma entidade sem fins lucrativos, que visa contribuir nas melhorias para os lojistas, oferecendo diversos serviços e parcerias. Em Santos, são cerca de mil associados que tem acesso a assessoria jurídica, planos de Saúde e Odontológico mais em conta; consultas ao SPC Brasil; locação Smart Office para quem quer ministrar cursos, palestras e realizar reuniões; cartão benefícios com descontos exclusivos; balcão de empregos e consultoria.
SOBRE A CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.
SOBRE O SPC BRASIL – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para a sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
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RAFAELLA FLORENCIO FERREIRA
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