A Sanasa, empresa de saneamento de Campinas e uma das principais empresas de utilities do Brasil, recentemente passou por uma transformação digital com a ajuda da Brasoftware. A migração para o Microsoft 365 não só modernizou a infraestrutura de TI da Sanasa, mas também melhorou a eficiência operacional, segurança da informação e o atendimento ao cliente.
Quando o Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação Rene Bender, assumiu a sua função há três anos, um dos primeiros projetos identificados foi a necessidade urgente de substituir a solução de mensageria. “A solução estava desatualizada, apresentava problemas de segurança, limitações técnicas e de capacidade, impactando negativamente o dia a dia da empresa. A pandemia evidenciou ainda mais a falta de ferramentas adequadas para trabalho remoto e videoconferências, tornando a atualização uma prioridade”, afirma.
A Brasoftware foi contratada para fornecer e implementar o Microsoft 365, uma solução de ponta baseada em nuvem. “O projeto, que durou cinco meses, dentro do prazo acordado, incluiu a migração das caixas postais existentes para a nova plataforma. Além disso, foram realizados workshops e treinamentos para garantir que os usuários finais e a equipe técnica estivessem bem-preparados para a transição. A Brasoftware também ofereceu suporte contínuo durante todo o período do contrato”, comenta Mara Pelosi, Gerente de Serviços da Brasoftware.
A Sanasa realizou diversos workshops e treinamentos para os 1.500 usuários da plataforma, garantindo uma transição suave e eficiente para o novo sistema. Além disso, material de treinamento online foi disponibilizado para todos os colaboradores, acessível a qualquer horário e local, facilitando a adaptação e o uso das novas ferramentas. Com a implementação do Microsoft Teams, a Sanasa iniciou um projeto de teleatendimento com posições de atendimento remoto e com a nova plataforma, a vem aperfeiçoando o atendimento ao público por meio do Teams, permitindo que os clientes sejam atendidos remotamente, reduzindo a necessidade de visitas presenciais às lojas físicas, disponibilizando mais um canal de comunicação, melhorando ainda mais o atendimento ao cliente. Dessa forma, a empresa se consolida para enfrentar os desafios futuros e continuar a oferecer serviços de alta qualidade aos seus clientes.
O projeto trouxe um impacto financeiro significativo para a Sanasa. A empresa conseguiu reduzir drasticamente o desembolso inicial, optando por diluir os custos ao longo de um contrato de três anos. Essa estratégia financeira permitiu à Sanasa otimizar seus recursos, investindo de forma mais eficiente e garantindo a sustentabilidade econômica do projeto a longo prazo.
A Brasoftware continua a oferecer suporte durante todo o período do contrato, garantindo que a Sanasa possa aproveitar ao máximo todas as funcionalidades da nova plataforma. A implementação padronizou o ambiente da Sanasa, mantendo a compatibilidade com os produtos Microsoft Office já em operação e garantindo que o ambiente esteja sempre atualizado, evitando a obsolescência. Utilizando serviços em ambiente online, a Sanasa reduziu custos com infraestrutura de tecnologia, como investimentos em servidores, sistemas de armazenamento e redes, além de manutenção desses ambientes em data centers locais.
A transformação digital proporcionada pela Brasoftware não só modernizou a infraestrutura de TI da Sanasa, mas também trouxe melhorias significativas no atendimento ao cliente e na eficiência operacional.
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CAROLINA DEBEI HERLING
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