A Viveo (VVEO3) divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2024. A geração de caixa livre da companhia, no 2T24, foi de R$ 314 milhões graças às iniciativas de melhoria do capital de giro. No encerramento do 1T24, a Viveo apresentava dívida líquida de R$ 2.545,4 milhões, comparado à posição de dívida líquida de R$ 2.453,8 milhões ao final do 2T24. Esse foi o primeiro trimestre, depois de cinco consecutivos, em que houve diminuição da dívida líquida (excluindo a entrada dos recursos do follow on em agosto de 2023), mesmo com o pagamento de R$ 102,0 milhões de M&A.
Por meio dos projetos estratégicos, a Companhia está atuando de forma efetiva buscando reencaixar o capital de giro e o operacional, após anos de crescimento acelerado e uma série de aquisições.
“Com clareza das nossas prioridades e foco na execução do nosso plano e das iniciativas comentadas nos últimos meses, seguimos convictos de que, ao longo dos próximos trimestres, com resultados visíveis já no final desse ano, a companhia voltará a apresentar rentabilidade adequada e geração de caixa operacional robusta, condizente com o negócio e estrutura do nosso ecossistema”, afirma Leonardo Byrro, CEO da Viveo. “Outras importantes ações devem continuar evoluindo no segundo semestre desse ano, como: otimização de estoque, redução do nível de despesas e foco nos negócios que possuem maior retorno”.
No 2T24, a Viveo inaugurou dois novos centros de distribuição (Cajamar e Brasília). Foram construídas modernas estruturas, que trarão agilidade e assertividade no processo de separação e expedição de produtos. “Assim, pretendemos reduzir a complexidade da operação e aumentar a capacidade de processamento de pedidos e entregas em todo o Brasil”, comenta Byrro.
Com um crescimento de 8,71% em relação ao mesmo período do ano anterior, a Viveo registrou, no segundo trimestre, receita líquida de R$ 2,7 bilhões. O desempenho foi impulsionado principalmente pelo crescimento das vendas de medicamentos de alto custo no canal de hospitais e clínicas e de vacinas. Já o canal de varejo, sofreu impacto pela redução de vendas em algumas categorias, e o canal de serviços pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que impactaram as operações de uma das empresas de manipulação da companhia.
O lucro bruto do segundo trimestre foi R$ 397,3 milhões, 12,6% inferior ao mesmo período do ano anterior, com margem bruta de 14,4%. Essa redução foi influenciada por diversos fatores, como níveis de margens de mercado menores nos diversos segmentos em que a Companhia atua, menor reajuste da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) (4,5% em 2024, contra 5,6% em 2023), efeito mix, em função do maior crescimento no trimestre dos segmentos de medicamentos de alto custo e vacinas, e o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul.
Cabe ressaltar que, no segundo trimestre de 2024, houve estabilização da margem bruta (excluindo o efeito da CMED de aproximadamente 1 p.p.), em relação ao primeiro trimestre de 2024. A companhia, por sua vez, possui diversos projetos para aumentar a eficiência e rentabilidade, e acredita que terá evoluções graduais nos próximos trimestres.
O EBITDA Ajustado do 2T24 alcançou R$171,3 milhões com margem de 6,2%.
Avanços na Governança
Com o objetivo de fortalecer a governança corporativa, Jerome Cardier, CEO da Latam, foi anunciado como conselheiro independente. Com isso, metade das posições são ocupadas por conselheiros independentes, número acima do exigido pelas regras do Novo Mercado da B3. Adicionalmente, a Companhia criou o Comitê de Estratégia formado por executivos com grande expertise de mercado, como o próprio Cardier, além de Thiago Borges, que foi conselheiro da Arezzo&Co e é membro do Conselho de Administração da Smartfit, e Thayan Hartmann, sócio-diretor da DNA.
Sobre a Viveo
A Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor da saúde e democratizar o acesso por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia. É composta pelas empresas: Mafra (unificação das empresas Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno 4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa), Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Mafra Especialidades (unificação das empresas Cirúrgica Mafra, Arpmed e Ative), Boxifarma, Far.me, Azimute Med, Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean.
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RENATA OLIVEIRA NASCIMENTO
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