A Feira do Estudante, criada por Tiago Soares quando era secretário da Juventude em Guarulhos, desempenhou um papel crucial na promoção da interação entre instituições de ensino, como faculdades e cursinhos, e empresas que oferecem oportunidades de estágio e programas para jovens aprendizes. Este evento não apenas facilitava o acesso à educação e ao mercado de trabalho, mas também incentivava os jovens a buscarem suas oportunidades e a se engajarem ativamente em suas carreiras.
A decisão da atual prefeitura de não realizar a feira neste ano é preocupante e pode ter um grande impacto social. A falta desse espaço de troca de experiências e informações pode resultar em um desinteresse por parte dos jovens em relação à educação superior e às oportunidades profissionais. Além disso, a não realização do evento pode afetar o networking entre estudantes e empresas, limitando as chances de contratação e desenvolvimento profissional.
Candidato a vereador Tiago Soares (PT) idealizador e criador da Feira do Estudante fala:
“A Feira do Estudante foi uma iniciativa da coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Guarulhos. Uma parceria inicial com a Secretaria de Educação, com o ProGuaru e com os outros órgãos da Prefeitura. Foi pensado, a partir do ano de 2010, para ser um espaço de oportunidade para a juventude da nossa cidade. A busca por emprego era uma constante, a economia estava boa, mas faltava mão de obra qualificada. O mundo do trabalho exigia mais qualificação dos jovens naquele período, então foi a partir daí, olhando a expansão que tinha no período dos institutos federais, escolas técnicas e universidades, pensamos criar a Feira do Estudante para dialogar com o aluno que está saindo do Ensino Médio, que ele não precisava ficar só no Ensino Médio, que ele poderia acessar o Ensino Superior, e foi isso que nos levou a criar a Feira do Estudante. Hoje é o maior evento da cidade, é um evento gratuito, que tem muitas atrações, infelizmente esse ano nós não teremos. O atual governo não se preocupou nem em reservar recursos no orçamento para garantir a execução da Feira do Estudante, mas ela foi uma grande novidade na cidade, já está indo para quase 14 anos de existência. Eu tive muita felicidade de ter feito parte desse projeto, de ter pensado, planejado e executado em conjunto com outras pessoas. O bom da política pública é quando você pensa, planeja e executa. E eu participei desses três momentos com a Feira do Estudante e por isso que tenho muito orgulho em falar sobre ela.” finaliza Tiago Soares .
A Feira do Estudante era mais do que um evento; era uma plataforma de incentivo e motivação para a juventude local. Com a sua ausência, é crucial que alternativas sejam pensadas e propostas para garantir que os jovens continuem a ter acesso a informações, orientações e oportunidades que promovam seu crescimento pessoal e profissional. O engajamento da comunidade, universidades, empresas e poder público se torna fundamental para que se criem novos espaços de diálogo e aprendizado que mantenham a chama do desejo pelo futuro acesa entre os jovens de Guarulhos.
Acompanhe Tiago Soares pelo instagram:
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
samantharunin@gmail.com