A DINAMO Networks, fornecedora de tecnologia de segurança no Brasil para as principais instituições de saúde do País e segmento financeiro, para transações PIX e o piloto DREX, (nova moeda digital nacional), promove no próximo dia 08 de agosto, às 11h30, no Templo da Carne Marcos Bassi, em São Paulo, o encontro para networking entre CEOs, CFOs, DPO´s e gestores da área da Saúde. O tema do encontro será: “Antifraude: o auxílio da IA no monitoramento do comportamento do usuário e a aderência à Lei Geral de Proteção de Dados”. Para se inscrever, faça o cadastro aqui até o dia 07 de agosto: Almoço Executivo Antifraude na Saúde e o auxílio da IA – DINAMO Networks
A crescente digitalização dos serviços de saúde tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios significativos, especialmente no que diz respeito à segurança dos dados dos pacientes e redução de fraudes. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta importante no combate às fraudes.
Segundo Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, a tecnologia IA permite o monitoramento contínuo e detalhado do comportamento dos usuários em sistemas de gestão hospitalar, identificando padrões e anomalias que podem indicar atividades fraudulentas. “Técnicas avançadas analisam grandes volumes de dados em tempo real, detectando desvios no comportamento esperado. Por exemplo, um funcionário acessando repetidamente registros de pacientes fora do seu escopo de trabalho pode ser um sinal de alerta”, conta o executivo.
Para Zanini, os sistemas de IA são capazes de aprender e adaptar-se aos novos padrões de fraude, tornando-se cada vez mais eficazes ao longo do tempo. “Além disso, pode distinguir entre comportamentos legítimos e suspeitos com maior precisão, reduzindo falsos positivos e garantindo que as investigações se concentrem em atividades potencialmente fraudulentas”, diz.
Conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
A LGPD estabelece diretrizes rigorosas sobre a coleta, armazenamento e processamento de dados pessoais, incluindo os dados de saúde. A implementação de sistemas de IA no monitoramento de prontuários hospitalares deve estar alinhada com esses regulamentos para garantir a proteção dos direitos dos pacientes. Como:
● Controle de acesso: Sistemas baseados em IA podem monitorar e controlar o acesso a dados sensíveis, garantindo que apenas pessoal autorizado tenha acesso aos prontuários médicos.
● Anonimização de dados: Algoritmos de IA podem ser usados para anonimizar dados de saúde, preservando a privacidade dos pacientes enquanto permitem a análise de dados agregados para fins de pesquisa e melhoria dos serviços.
● Detecção de violação de dados: A IA pode detectar possíveis violações de dados em tempo real, permitindo uma resposta rápida e minimizando os impactos negativos para os pacientes e a instituição.
Solução destaque do evento: DINAMO LGPD
A DINAMO Networks, em colaboração com a SecuPI – uma renomada empresa israelense especializada em segurança e TI -, desenvolveu a DINAMO LGPD. Essa solução ofecere uma camada intermediária de infraestrutura de cibersegurança que melhora o sigilo das informações e assegura a conformidade com a LGPD.
“O diferencial dessa solução é a sua capacidade de integração agnóstica com diversos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs), proporcionando uma interface gráfica intuitiva para a governança e gestão de políticas de acesso e proteção, garantindo através de dados críticos utilizados por sistemas como CRMs e ERPs”, finaliza Zanini.
Serviço:
Tema: Antifraude: O auxílio da IA no monitoramento do comportamento do usuário e a aderência à Lei Geral de Proteção de Dados
Data: 08 de agosto
Horários: 11h30
Endereço: R. Treze de Maio, 668 – Bela Vista, São Paulo
Mais sobre a DINAMO NETWORKS: é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud. Para saber mais, acesse: https://www.dinamonetworks.com/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAMELA CRISTINA ALVES DA SILVA GAMA
pamela@comunicacaoconectada.com.br