O acesso à saúde é um direito universal, previsto na Constituição Federal de 1988, regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cujos princípios são baseados na universalização, equidade e integralidade. Desde então, o Dia Nacional da Saúde, instituído em 1967, ganhou ainda mais notoriedade. A data, celebrada no dia 5 de agosto, tem o objetivo em conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. A escolha do dia homenageia o nascimento do médico Oswaldo da Cruz importante personagem da história do combate a epidemias que surgiram no Brasil no início do século 20. No centro das discussões sobre os profissionais que dão retaguarda, geralmente, estão os médicos, porém, há um rol maior de profissionais importantes na área, dentre eles, os enfermeiros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 28 milhões de enfermeiros no mundo, atualmente. Ainda assim, há um déficit global de 6 milhões de enfermeiros e que deve aumentar nos próximos anos. Mesmo que o Brasil não enfrente essa situação no momento, há outra questão tão importante a ser superada: a qualidade na formação do profissional. Diante desse desafio, se fortalecem as Instituições de Ensino Superior (IES’s) voltadas à formação desta área, sobretudo as que já possuem tradição no ensino interdisciplinar, inovando, agora, na modalidade de da Ensino a Distância (EaD).
Segundo Kátia Coelho, pró-reitora EaD da UniCesumar, a expansão e fortalecimento do EaD possibilitou, também, a ampliação da oferta dos cursos da área de saúde nesta modalidade, incluindo a Enfermagem. “Isso é possível devido à estrutura física robusta que a instituição possui, seja com seus cinco campi ou com seus polos de atendimento. Na modalidade EaD, realizamos a metodologia híbrida, que reúne o melhor dos dois mundos: a prática do presencial junto com recursos tecnológicos do remoto”, explica. Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estimam que existam cerca de 1,6 mil cursos de Enfermagem EaD em todo Brasil.
Ela explica que, na modalidade EaD, enquanto as aulas teóricas são realizadas pelo ambiente virtual do aluno, por meio de aulas ao vivo ou gravadas conduzidas por professores com formação compatível nas áreas do conhecimento, o aluno também possui mentoria com tutores. Laboratório Virtual de Saúde – um ambiente que retrata com fidelidade todas as atividades e equipamentos necessários para o atendimento – e os simuladores práticos que reproduzem a realidade.
Já as aulas práticas são todas realizadas nas unidades presenciais da instituição, bem como nos polos com laboratórios equipados, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades integrais ao aluno. “Investimos, recentemente, na compra de milhares de laboratórios para os polos espalhados por todo país”, conta, enfatizando que, assim, o aluno recebe formação transversal na área da Educação em saúde.
Além das aulas práticas nos laboratórios, em determinado momento do curso, os alunos realizam estágios obrigatórios em unidades de saúde, como hospitais, pronto atendimentos, clínicas e postos de saúde. “Essa fase é fundamental para que o aluno tenha contato com as mais diversas situações e saiba lidar com desafios reais. Por isso, firmamos convênios com as principais unidades de saúde das cidades, para que o aluno do EaD tenham as mesmas possibilidades do aluno do presencial.”
Cursos Saúde EaD
O mesmo tipo de metodologia híbrida é aplicado nos demais 14 cursos da área de saúde que a IES oferece na modalidade EaD, como Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Biomedicina e Farmácia. “Nosso material pedagógico, recursos tecnológicos e corpo docente é o que nos diferencia e garante que o aluno saia pronto para o mercado de trabalho”, afirma a pró-reitora. A garantia está, sobretudo, na grade curricular e as atividades acadêmicas dos cursos, que se encontram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) e Ministério da Educação (MEC), órgão responsável por impor e fiscalizar os indicadores necessários para os cursos. Aliás, o próprio Ministério da Educação (MEC) exige que uma porcentagem da carga horária do curso do ensino a distância seja realizada presencialmente.
Sobre a UniCesumar
Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa (PR) e Campo Grande (MS). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUAN ARRUDA MANZOTTI
imprensa@unicesumar.edu.br