São Paulo, julho de 2024 – A ausência da menstruação, o teste de gravidez positivo e a novidade compartilhada são alguns dos momentos que marcam os três primeiros meses de gestação. É tudo muito novo, o que pode ser desorientador para a futura mamãe. Pensando nessas e em outras informações relevantes para este momento, a MAM Baby, marca especialista em bebês, conversou com o Dr. Duan Tao, fundador e Presidente Executivo do Shanghai Spring Field Hospital Management Group (China) em busca de orientações que possam tranquilizar as gestantes nesse momento tão especial e único.
Se uma mulher em idade fértil não menstrua, há razões para ela suspeitar que esteja grávida – por exemplo, ela pode notar que a sua menstruação está atrasada uma semana ou mais. Se isso acontecer, é indicado que ela consulte um médico e marque um teste de gravidez.
De acordo com os médicos, as mudanças hormonais também são um dos principais indicadores de gravidez. “Os testes de gravidez medem os níveis de gonadotrofina coriônica no sangue ou na urina. Essa concentração dobra a cada 48 a 72 horas, após a implantação de uma gravidez intrauterina viável, e atinge seu máximo entre oito e dez semanas de gestação, o que pode causar enjoo, vômito ou dor abdominal. No entanto, muitas mulheres grávidas não percebem essa mudança”, comenta Duan Tao. As variações hormonais também podem provocar cansaço, e variações de humor e emoções, mas são sintomas facilmente confundidos com estresse de diversas formas, sobrecarga e desânimo.
Cuidados com a alimentação e estilo de vida
Também durante o primeiro trimestre da gravidez, muitas mães, principalmente as de primeira viagem, têm questionamentos sobre a alimentação. Para Duan Tao, é importante comer de forma equilibrada, evitando peixes e carnes cruas ou mal passadas. Além disso, recomenda-se parar de fumar, beber álcool e usar qualquer outro tipo de droga. Mulheres devem prestar atenção ao peso, pois estar muito acima ou abaixo do normal pode causar problemas durante a gravidez.
Ainda segundo o Dr. Duan Tao, abortos espontâneos não são incomuns, especialmente na primeira gravidez. “Entre 50% e 60% dos abortos no primeiro trimestre resultam de anomalias cromossômicas no óvulo fertilizado. Embora qualquer mulher possa sofrer um aborto espontâneo, algumas são mais suscetíveis devido a fatores como histórico de abortos, doenças crônicas, anomalias, problemas urinários ou cervicais, entre outros. Felizmente, gravidezes bem-sucedidas são muito mais comuns,” explica ele.
Sobre a MAM
Fundada na Áustria, em 1976, a MAM tem presença em mais de 60 países e está desde 1998 no Brasil. A empresa conquistou a posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema “We love babies”, a MAM continua se expandindo todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Em 2019, a MAM recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lara Guilherme Rezende
lara.rezende@rpmacomunicacao.com.br