O Grupo Eletrolar, criador da Eletrolar Show, a maior feira de eletroeletrônicos, celulares, mobilidade, IoT, IA e UD da América Latina, anunciou o balanço da 17ª edição do evento, realizado no período de 15 a 18 de julho. Foram quatro dias de exposição que reuniram 700 expositores e 1.500 marcas participantes num espaço de 36 mil m². Passaram pelo local mais de 40 mil executivos de compras, entre indústrias e varejistas de todos os portes.
“Estamos muito felizes com o desempenho de mais uma edição da Eletrolar Show, cujo público aumentou 25%. No próximo vamos para um lugar maior, para acomodar todas as marcas, que já estão reservando seus espaços”, anuncia Carlos Clur, presidente do Grupo Eletrolar. “A feira incentiva a indústria nacional, promove as exportações, principalmente para os compradores do mercado latino-americano, e é uma grande oportunidade, também, para os médios e pequenos varejistas se aproximarem da indústria”.
O Grupo Eletrolar já prepara a próxima edição da feira. Dentre as novidades para 2025 está a mudança de endereço. A Eletrolar Show irá para um espaço mais amplo no Distrito Anhembi, em São Paulo, e será realizada de 23 a 26 de junho de 2025. Isso ocorre porque o evento passou a ser multisetorial, com mais categorias, como fitness & saúde digital, comunicação e conectividade, mobilidade, móveis e decoração, entre outras. O desempenho da Eletrolar Show no Brasil, também levou os organizadores a lançarem, há 4 anos, uma edição da feira na Argentina, e agora, a partir de 2025, também no México.
Tendências deste ano
Produtos mais sustentáveis que economizam água, energia e utilizam matéria-prima reciclada, foram destaques na Eletrolar Show 2024. Ao lado deles, uma variedade de novos jogos, mobiliário e acessórios para games, fritadeiras dos mais diferentes modelos e tamanhos, linhas de áudio com fones cuja bateria resiste a até 50 horas, TVs à prova d’água, climatizadores , aparelhos de ar-condicionado, umidificadores de ar, aquecedores e ventiladores, mobilidade urbana – de bicicleta de alumínio as carro elétrico para crianças e com com design de Fórmula 1 -, linha branca com muitas novidades em fogões, cooktops, geladeiras, máquinas de lavar, e uma infinidade de insumos e componentes.
Desempenho do setor
A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) apresentou na Eletrolar Show 2024 o desempenho do setor de janeiro a junho deste ano. Foram comercializadas mais de 51.500 milhões de unidades de aparelhos eletroeletrônicos no país, diante de 38 milhões no mesmo período do ano passado.
O mercado de tecnologia e duráveis no Brasil mostrou sinais de recuperação após dois anos de declínio acentuado, conforme o estudo da NielsenIQ GfK, apresentado na feira. Os dados mostraram que todas as categorias performaram bem, com crescimento em unidades de 11% no 1º quadrimestre de 2024 ante o período de janeiro a abril de 2023. Segundo o estudo, 36% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais se o produto facilitar suas vidas, 48% consideram o preço como fator mais importante na decisão de compra e 72% preferem esperar até que novas tecnologias sejam comprovadamente eficientes antes de adquiri-las.
O desempenho das categorias específicas é notável no período. As vendas de geladeiras aumentaram 22% em unidades, enquanto as máquinas de lavar roupas registraram crescimento de 17%. Além disso, as categorias de ar-condicionado e ventiladores tiveram um impacto significativo devido ao calor, impulsionando ainda mais os resultados do setor.
Depoimentos
Opiniões dos expositores sobre a Eletrolar Show 2024:
“Durante a Eletrolar Show 2024, a EcoFlow teve uma participação excepcional, estabelecendo uma série de novos contatos com clientes e potenciais parceiros estratégicos. A feira proporcionou à EcoFlow uma visibilidade sem precedentes, destacando-se como uma das mais significativas até hoje. Estamos entusiasmados com as perspectivas de colaboração futura com as empresas que conhecemos, o que fortalecerá ainda mais nossa posição no mercado”.
Marília Alberti, coordenadora de marketing da EcoFlow
“A participação da Gree na Eletrolar Show 2024 não apenas fortaleceu parcerias estratégicas com distribuidores, varejistas e outros players do setor, ampliando nossa base de clientes, como abriu novas oportunidades para colaborações futuras e expansão de mercado. Este sucesso significativo nos consolidou ainda mais como uma marca inovadora e confiável no mercado, reafirmando nosso compromisso com a excelência em tecnologia e design e estabelecendo bases sólidas para crescimento futuro e liderança contínua na indústria”, informa Carlos Murano, diretor comercial da Gree. “Parabenizamos ainda o evento que celebrou os 50 anos das relações diplomáticas entre China e Brasil, marcando um período significativo de cooperação e parceria entre dois dos maiores países emergentes do mundo. No Brasil há 25 anos, a Gree foi a primeira empresa chinesa a se instalar na Zona Franca de Manaus, contribuindo para o fortalecimento da economia regional. À medida que essas relações entram em uma nova fase, o futuro promete novas oportunidades e desafios. Portanto, não se trata apenas de uma celebração do passado, mas também de um compromisso renovado com uma parceria estratégica que continua a moldar o cenário global e regional”, finaliza o executivo.
“A Eletrolar Show é sempre uma grande oportunidade para estarmos mais próximos da cadeia produtiva de itens eletroeletrônicos, muitos deles nossos associados, e dos consumidores que são os atores essenciais para que a reciclagem aconteça. Nos quatro dias de evento, pudemos esclarecer as dúvidas dos visitantes acerca do trabalho da Green Eletron e, principalmente, sobre a importância de todos participarem de um sistema eficiente de logística reversa, principalmente no modelo coletivo”.
Ademir Brescansin, gerente-executivo da Green Eletron
“Nossa expectativa para a segunda Eletrolar da Letron, é enorme. Projetamos crescimento de 20% em 2024 em relação ao ano anterior e estamos confiantes de que alcançaremos resultados positivos, considerando o alto número de visitantes que recebemos. Este ano, nossa estratégia inclui uma collab inédita no universo de eletrônicos com a marca Fini, além do lançamento da licença do Sonic em nosso portfólio, complementando outras licenças de sucesso como Harry Potter, Hello Kitty e Looney Tunes”.
Andréia Both, coordenadora de produtos eletrônicos do Grupo Leonora
“O evento gerou ótimos resultados, tanto para a Kodak como para a Guzzini. Além do networking, mostramos aos visitantes e à imprensa as novidades das marcas, gerando conexões. Os lançamentos de Kodak que trouxemos, principalmente as impressoras de fotos, chamaram muito a atenção, bem como as linhas de itens de casa da Guzzini, companhia que está chegando com força total aqui no Brasil. Com certeza, a Eletrolar nos trará mais vendas”.
Fernando Perfeito, diretor de marketing e vendas da Brazil Electronics
“A feira Eletrolar Show 2024 foi excelente! Durante esses dias, reconectamos negócios, reencontramos clientes antigos, reativamos alguns que estavam inativos e fizemos novos parceiros. Entre os destaques, tivemos as pilhas da Toshiba, que são uma importação exclusiva da Hayamax, e a linha de áudio da Philips, marca mundialmente conhecida. Também apresentamos as novas cadeiras ergonômicas com tela mesh da ThunderX3 e os rádios talkabout da Motorola Solutions, que entregam ótima performance. Além disso, contamos com nossa marca própria, a Fortrek, que atende tanto o segmento gamer quanto o de informática. A feira foi uma oportunidade para trabalhar com nossas marcas e mostrar ao público uma pequena parte do nosso portfólio de produtos que temos à disposição dos lojistas e, principalmente, conseguimos levar o nome da Hayamax para um segmento que tem tanta sinergia com nossos produtos e portfólio”.
João Pasquini, analista de marketing da Hayamax
“A Eletrolar Show é sempre um momento de muita dedicação e de grandes resultados. Os dois estandes que montamos para a Mondial destacaram os nossos 50 lançamentos que encantaram os clientes. Na AIWA, apresentamos 16 lançamentos e mais seis tendências em TVs que chamaram a atenção dos visitantes. Na linha de áudio, o movimento também foi bastante positivo, rendendo ótimos resultados para a companhia.
Giovanni M. Cardoso, cofundador do Grupo Mk, detentor da Mondial, XZone e Aiwa
“Nós da NLG estamos profundamente satisfeitos com os resultados obtidos até então. Esta é a nossa primeira experiência expondo aqui na Eletrolar Show, e estamos impressionados com a resposta positiva que recebemos dos visitantes, parceiros e outros expositores. Recebemos feedbacks que confirmam que estamos no caminho certo, reforçando nosso compromisso em oferecer serviços que superem as expectativas do público. Estamos empolgados para finalizar o evento de maneira positiva e, também, pensando na próxima edição.”
José Olacyr, diretor comercial da NLG Comex.
“Para a PayJoy, participar da Eletrolar Show 2024 foi uma excelente oportunidade em que pudemos compartilhar mais sobre nossa solução de crédito para lojas de smartphones, nos conectar e fechar com novos parceiros e, consequentemente, expandir nossa operação. Ficamos positivamente surpresos com tudo o que vivenciamos na feira e com as conexões que criamos por lá”.
Rafael Miranda, diretor comercial da PayJoy.
“Nos últimos dois dias na Eletrolar Show, destacamos a linha Íris Timer Glass e lançamos nossos novos modelos de cooktop, recebendo respostas extremamente positivas. Os visitantes ficaram impressionados com a qualidade, tecnologia e precisão dos nossos produtos. Estabelecemos novas conexões valiosas, fortalecendo nosso compromisso com a inovação e a excelência”.
Danimar Michels, gerente Comercial Nacional da Realce
“A participação da TecToy na Eletrolar Show 2024 foi importantíssima para que pudéssemos apresentar aos parceiros comerciais e ao público em geral nossos novos produtos, em especial o Tablet NEO, lançado na feira, e a nova linha de produtos gamer Zeenix. Além disso, foi uma oportunidade de reforçar o relacionamento com os principais varejistas e clientes com os quais já mantemos relacionamentos comerciais. É importante manter e desenvolver novos negócios e parceiros, assim como conhecer novas oportunidades que se apresentaram durante a feira”.
Cristiano Silva, diretor comercial da TecToy.
“Nos três dias de evento, nosso estande teve grande número de visitantes, o que nos deixa muito contentes. Uma das principais motivações da participação da Tramontina foi fortalecer conexões, seja com consumidores, representantes ou parceiros, além, é claro, de ampliar a visibilidade de nossos produtos. Não temos dúvidas de que a estreia da marca na Eletrolar Show não poderia ter sido melhor e encerramos a edição deste ano com a certeza de ótimos resultados”.
Jones Zianni, gerente de vendas da Tramontina
“Há sete anos participamos da Eletrolar Show, expondo as novidades da TS Shara. Como nas edições anteriores, o evento cumpriu a finalidade principal de promover oportunidades de negócios e relacionamento aos expositores. Reservamos para este ano o lançamento dos nossos filtros de linha IoT, inteligentes e gerenciáveis remotamente. Também exibimos e demonstramos as linhas tradicionais de nobreaks, estabilizadores e protetores de redes. Ao longo do evento, nosso estande esteve sempre muito movimentado, com um público qualificado. Ampliamos nosso networking, realizamos bons negócios, conquistamos novos clientes e parceiros, brasileiros e estrangeiros, e plantamos sementes para negócios futuros com a oferta de soluções para proteção de energia crítica voltadas para algumas verticais de mercado como segurança, automação residencial e jogos eletrônicos, entre outras”.
Jamil Mouallem, diretor comercial e de marketing da TS Shara
“A feira Eletrolar Show tem sido uma excelente oportunidade para a Vivensis expandir seus negócios. Fazemos lançamentos nesse evento devido ao prestígio e reconhecimento que ele traz para a marca. Viemos como líderes do mercado de banda KU, com um ano de experiência no mercado de games com a Viper Pro Gamer, e agora estamos ampliando nossa linha de produtos para incluir a linha office. Estamos participando da feira pelo segundo ano consecutivo e, desde então, crescemos tanto em tamanho de estande quanto em prospecção de negócios. Este evento tem sido um ponto de encontro vital para uma indústria ávida por conhecer novos produtos e buscar parcerias. A feira teve um grande movimento, e os varejistas podem contar com nossos serviços. Tivemos um espaço reservado para reuniões, recebemos propostas para conversão e fechamos a pré-venda de duas caixas de som Vibe Sound, superando nossas metas. O próximo passo é garantir nossa presença na feira novamente e continuar as negociações iniciadas durante o evento”.
Patrícia Vital, diretora de marketing, trade e canais digitais da Vivensis
“Está sendo muito positiva a participação da Xiaomi na Eletrolar Show. Grande parte dos nossos parceiros do varejo visitaram nosso espaço. Também avançamos na estratégia de nos aproximar dos pequenos e médios varejistas nacionais, ou seja, a avaliação é muito satisfatória de tudo o que pudemos executar”.
Luciano Barbosa, head da operação Xiaomi Brasil.
“Nós, da Zipdin, estamos muito animados com os resultados da nossa participação e alegres por sermos pioneiros na Eletrolar Show com a oferta de soluções de crédito para o varejo. Além das possibilidades de negócios com grandes nomes do mercado varejista, pudemos apresentar detalhes das nossas soluções e nos aproximar mais do nosso público”.
Guilherme de la Peña, diretor comercial da Zipdin
“Participar deste evento foi extremamente importante, pois nos permitiu dialogar com diversos atores do setor e destacar a necessidade de colaboração no descarte correto de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Além disso, conseguimos esclarecer todas as dúvidas dos visitantes que passaram pelo estande da ABREE sobre o descarte adequado desses equipamentos”.
Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE
“A experiência de participar da Eletrolar, pela primeira vez, foi muito positiva. Conseguimos apresentar as nossas soluções para a Economia Circular de resíduos eletroeletrônicos para muitos visitantes e expositores, o que está totalmente alinhado com a nossa missão, que é ampliar a nossa rede, atendendo fabricantes, importadores e recicladores de eletroeletrônicos, além do consumidor final”.
Lívia Santarelli, gerente de marketing e negócios da Circular Brain
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Patricia Nunes Soares
soarespatricia174@gmail.com