Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC
    • Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação
    • Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?
    • Governo visita centro de veículos elétricos e autônomos de empresa dona da 99 na China
    • A nova guerra comercial de Trump contra o cinema global
    • Select Operadora de Saúde chega ao Rio de Janeiro com foco em expansão estratégica e modelo assistencial resolutivo
    • Água com gás é aliada na hidratação e possível suporte para o emagrecimento?
    • Sal em Excesso: Um Vilão Silencioso
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»SHOPPING»Fluxo nas lojas físicas cresce 5% em maio e faturamento sobe 6% no Brasil
    SHOPPING

    Fluxo nas lojas físicas cresce 5% em maio e faturamento sobe 6% no Brasil

    23/06/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Dados atualizados do IPV (Índices de Performance do Varejo), pesquisa organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), revelam que o faturamento no varejo registrou um aumento de 6% em maio de 2024, com destaque para a região Nordeste, que teve um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    As lojas de shopping tomaram a frente, com alta de 7% no faturamento e 3% nas vendas/cupons. Esse crescimento, exclusivamente no faturamento, evidenciado em 3 dos 4 setores pesquisados, foi liderado pelos segmentos de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+14%) e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+13%). A evolução no ticket médio geral foi de aproximadamente 6%.

    E esse movimento no varejo físico também apresentou crescimento significativo na evolução mensal. As lojas de shopping centers registraram aumento de 15% em comparação com o mês anterior, enquanto as lojas de rua tiveram alta de 7%.

    Já na análise de maio deste ano com 2023, o  movimento em lojas físicas também se mostrou positivo em todas as regiões do Brasil, especialmente na região Sul, que teve um aumento de 13% no período. Nos shopping centers, a região Sudeste ficou em evidência com um crescimento de 12%.

    Ainda em relação a maio do ano passado, as lojas de shopping registraram um crescimento de 7%, apesar da queda de 1% no fluxo geral dos shopping centers e da diminuição de 7% nas lojas de rua. Além disso, apenas 1 dos 4 setores monitorados teve aumento no fluxo de visitantes: o de tecidos, vestuário e calçados (+8%).

    “O crescimento de 6% no faturamento das lojas em maio na comparação com o mesmo mês de 2023, pode indicar uma recuperação do setor. Somado também à segunda alta consecutiva no Índice de Confiança do Consumidor, esse movimento sugere uma possível reversão da desaceleração do final do ano passado, impulsionado pelo Dia das Mães e pela melhora na situação financeira futura. Embora ainda haja limitações orçamentárias para muitas famílias, o cenário macroeconômico atual é favorável e reforça a confiança no contínuo fortalecimento do varejo físico”, afirma Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

    O impacto do Dia das Mães no Varejo
    Comparando o fluxo de visitação no domingo do Dia das Mães deste ano com a mesma data de 2023, houve um crescimento de 19% nas lojas físicas e de 5% nos shopping centers. Na comparação entre a semana do evento e a semana anterior deste ano, o fluxo aumentou 11% nos shoppings e 10% nas lojas físicas, indicando que muitos consumidores deixaram suas compras para a última hora.

    Na perspectiva regional, todas as regiões apresentaram aumentos expressivos no fluxo de visitantes, ao comparar o Dia das Mães deste ano com o de 2023. O Norte sobressaiu, com um aumento de 24% na comparação da semana do evento versus a semana anterior e alta 58% ao avaliar a performance do domingo deste ano contra o mesmo domingo do ano passado.

    Entre os segmentos, “móveis e eletrodomésticos” e “tecidos, vestuários e calçados” ficaram em evidência, com aumentos de 4% e 3%, respectivamente, na comparação com o fluxo do dia do evento com o domingo anterior. Na semana que antecede a data, o segmento de “móveis e eletrodomésticos” registrou um aumento de 47% em comparação com 2023, seguido por “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com alta de 39% no tráfego de pessoas.

    Confira os destaques do levantamento do IPV de maio/24: 

    As lojas de shopping centers registraram um aumento de 15% no fluxo de visitação em maio de 2024, enquanto as lojas de rua tiveram um crescimento de 7% em comparação com o mês anterior.
    Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, as lojas de shopping registraram um crescimento de 7%, apesar da queda de 1% no fluxo geral dos shopping centers e uma diminuição de 7% nas lojas de rua.
    O faturamento no varejo cresceu 6% em maio de 2024, com destaque para a região Nordeste, que registrou um aumento de 14%. As lojas de shopping foram novamente destaque, com um aumento de 7% no faturamento e 3% nas vendas/cupons na comparação com o mesmo mês de 2023.
    O crescimento no faturamento foi impulsionado pelos segmentos de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+14%) e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+13%).

    Para obter o estudo completo, acesse: www.hipartners.com.br/ipv/.

       
    Sobre a HiPartners Capital & Work    
    Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs, buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br      
         
    Sobre a SBVC        
    Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir com o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, além de promover networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do setor e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br

    Sobre a FX Data Intelligence     
    A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja — como dados de fluxo e jornada de compra — com outros dados — como vendas e campanhas de marketing —, oferecendo indicadores inteligentes, capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br       
         
    Sobre a F360     
    Fundada em 2013 por Henrique Carbonell, Fernando Carbonell e Luiz Fernando Payolli, a F360 é uma startup que tem como missão transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e médio varejista, desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil. O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por — e para — varejistas, a plataforma oferece, em uma ferramenta única, a integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo. A empresa faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: https://www.f360.com.br/.       
         
         
    Sobre a 4intelligence       
    A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para suportar tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando obter as respostas mais acuradas, para que sejam entregues no momento correto às pessoas certas. Acesse: www.4intelligence.com.br      
         
        
    Informações à imprensa      
    NB Press Comunicação        
    Tel.: 55 11 94326-8746      
    E-mail: [email protected]      
     

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Na era da participação, não basta mostrar o que você vende

    16/05/2025

    Paulista North Way Shopping recebe 6ª Expo Noivas e Debutantes

    16/05/2025

    Minas Shopping terá mutirão de suporte gratuito na Declaração do Imposto de Renda no sábado (17)

    16/05/2025
    EM DESTAQUE

    A gestão adequada do trabalho em home office – seu impacto na ergonomia e na prevenção de doenças psicossociais

    18/07/20240

    Estado de SP atinge o menor número de roubos no 1º trimestre em 23 anos

    26/04/20240

    Com marcas como TIM, PRIO, Hashdex e Invest.Rio e nomes de peso no conselho, Instituto 12 nasce no coração do Leblon para fomentar a inovação no Rio

    18/04/20240

    Belgo leva soluções em cercamento e muita inovação à Tecnoshow, em Rio Verde (GO) 

    04/04/20240

    Instituto Cidadania Italiana luta contra aumento da taxa para pedido de cidadania

    24/12/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.