Close Menu
Foz do BrasilFoz do Brasil

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Prednisona Para Que Serve? Guia Completo Para Você

    24/06/2025

    Ideias de Lancheira Saudável Para Escola Fáceis e Rápidas

    24/06/2025

    Aprenda a Calcular a Pensão Alimentícia Corretamente

    24/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    terça-feira, junho 24
    EM DESTAQUE
    • Prednisona Para Que Serve? Guia Completo Para Você
    • Ideias de Lancheira Saudável Para Escola Fáceis e Rápidas
    • Aprenda a Calcular a Pensão Alimentícia Corretamente
    • Iguaçu o significado de água grande em tupi guarani
    • Dicas de Maquiagem Para Pele Madura Que Rejuvenescem
    • Como Tirar Lendeas Grudadas No Cabelo
    • Nimesulida Para Que Serve? Descubra a Resposta Aqui
    • Os Melhores Produtos Para Pele Oleosa Que Você Precisa Conhecer
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    Home»ECONOMIA»Dia dos Namorados: data gera oportunidades de negócios para comércio e serviços
    ECONOMIA

    Dia dos Namorados: data gera oportunidades de negócios para comércio e serviços

    07/06/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com a chegada do Dia dos Namorados, celebrada no Brasil em 12 de junho, o comércio se mobiliza para uma das datas mais movimentadas do ano. Segundo o levantamento do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, o e-commerce brasileiro deverá registrar cerca de 99,7 milhões de visitas neste ano, um aumento de 7,6 milhões em relação ao ano anterior, com uma projeção de lucro de R$ 2,5 bilhões, representando um crescimento de 30% a 60% em diversos setores.

    Para os comerciantes, transformar esse potencial em vendas reais exige estratégias bem planejadas. Janaina de Moura Engracia Giraldi, Professora Titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA-RP-USP) e coordenadora dos cursos de MBA da Fundace, explica que é importante nesta época criar campanhas criativas e a personalização no atendimento ao cliente. “O Dia dos Namorados é comparável ao Natal e ao Dia das Mães em termos de impacto econômico. Empresas que aproveitam essa data para se tornarem mais conhecidas e melhorarem sua imagem têm grandes chances de sucesso”, afirma.

    O primeiro ponto a destacar em qualquer que seja a campanha, segundo a professora, é a representatividade.  Além disso, é essencial representar todos os tipos de casais e considerar aqueles que se sentem excluídos, como solteiros e viúvos. “É importante pensar que todos os tipos de casais (namorados, casados, hetero ou homossexuais) precisam se sentir representados. Uma ideia interessante também seria pensar em um público que normalmente se sente excluído nessa data: a sensação negativa de se ver solitário nesta data poderia ser amenizada por algumas empresas que queiram abordar o tema ‘você é sua melhor companhia’”, orienta a coordenadora dos MBAs Marketing e Gestão de Marketing Estratégico da Fundace, lembrando que o tema é romântico e remete a compras emocionais. “As sensações e emoções devem ser realçadas pelas imagens. No caso de lojas físicas, o trabalho deve estar focado dentro das lojas como perfumes, músicas, cores, vitrines temáticas, sacolas e embalagens que remetam ao romantismo”, acrescenta.

    Estratégias de marketing digital
    O marketing digital é uma ferramenta poderosa, segundo Janaina de Moura Engracia Giraldi, especialmente com o aumento das compras on-line. A professora explica que anunciar nas redes sociais, em aplicativos e em sites temáticos pode atingir de forma eficaz o público-alvo. “O marketing de conteúdo, com a criação de materiais relevantes e engajadores, também é uma ótima estratégia. Anúncios digitais em buscadores, links patrocinados, e-mail marketing e o uso de mídias sociais, com a ajuda de influencers, são alternativas viáveis”.

    Ações criativas e românticas
    No entanto, para o sucesso do negócio, o uso da criatividade é essencial. “Usar memes e tendências em redes sociais pode atrair um público jovem e divertido. Promoções que incentivem os clientes a conhecerem outros produtos da empresa, como brindes ou vales-desconto, também são eficazes”, destaca a professora. Nas lojas físicas, a atmosfera deve ser trabalhada com estímulos visuais, olfativos, táteis e sonoros que evoquem romantismo. “A data remete a certas cores, músicas e sensações táteis que podem estar mais relacionadas ao romantismo e ao amor. No ambiente on-line, como não há possibilidade de estímulos táteis e olfativos, é importante que as informações sejam claras, que as promoções estejam bem explicadas, que a forma de pagamento seja variada e que a entrega ocorra com segurança e no prazo adequado. O uso de frete grátis pode estimular as vendas, funcionando como uma promoção para estimular a compra”, mostra.

    O que presentear?
    Alguns produtos são mais procurados e escolhidos nesta data como roupas, perfumes, cosméticos, chocolates, cestas de café da manhã, flores, calçados, bebidas, lingeries, livros etc. “Mas podem também ser oferecidos como presente uma refeição especial (dentro ou fora de casa), viagem ou alguma experiência que seja simbólica para o casal ou mesmo a busca por itens personalizados, que demonstrem a vida do casal”, lembra Janaina. 

    Desafios e soluções
    Planejar as ações com antecedência é fundamental para garantir que as comunicações sejam eficazes, que os estoques estejam preparados e que as entregas ocorram no prazo. “Um importante desafio é conseguir fazer o planejamento das ações para que aconteçam em tempo hábil, preparar os estoques e fazer as entregas no tempo certo. Caso a empresa não tenha estoque suficiente, terá perdido oportunidade de vendas e, caso sobre estoque, podem ser produtos não aproveitáveis em outras ocasiões”, alerta a professora. Manter a coerência com o posicionamento da marca em todas as comunicações também é um desafio importante.

    Sobre a Fundace
    A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.
    A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP/USP. 

    A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada). 
    Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.

    Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    VALTER JOSSI WAGNER
    valter@verbo.jor.br

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Fraude no INSS: Como saber se fui vítima?

    05/05/2025

    Com cupom de desconto fica ainda mais fácil fazer suas compras no Carrefour

    29/04/2025

    Crédito do Trabalhador ultrapassa 40 milhões de simulações

    28/03/2025
    EM DESTAQUE

    Cresce procura por presentes personalizados neste Dia das Mães

    08/05/20240

    Governo de SP libera retomada de obras do trecho norte do Rodoanel nesta quinta (25)

    25/04/20240

    A Reforma e a taxação em sites estrangeiros: uma oportunidade ou um desafio?

    19/06/20240

    Carol Iara é pré-candidata à vereadora pela cidade de São Paulo

    07/06/20242

    Como Tirar Manchas Do Rosto Pele Negra

    24/12/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Prednisona Para Que Serve? Guia Completo Para Você

    24/06/2025

    Ideias de Lancheira Saudável Para Escola Fáceis e Rápidas

    24/06/2025

    Aprenda a Calcular a Pensão Alimentícia Corretamente

    24/06/2025
    CONTATO

    E-mail: contato@fozdobrasil.com.br

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.