Close Menu
Foz do BrasilFoz do Brasil

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Prednisona Para Que Serve? Guia Completo Para Você

    24/06/2025

    Ideias de Lancheira Saudável Para Escola Fáceis e Rápidas

    24/06/2025

    Aprenda a Calcular a Pensão Alimentícia Corretamente

    24/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    terça-feira, junho 24
    EM DESTAQUE
    • Prednisona Para Que Serve? Guia Completo Para Você
    • Ideias de Lancheira Saudável Para Escola Fáceis e Rápidas
    • Aprenda a Calcular a Pensão Alimentícia Corretamente
    • Iguaçu o significado de água grande em tupi guarani
    • Dicas de Maquiagem Para Pele Madura Que Rejuvenescem
    • Como Tirar Lendeas Grudadas No Cabelo
    • Nimesulida Para Que Serve? Descubra a Resposta Aqui
    • Os Melhores Produtos Para Pele Oleosa Que Você Precisa Conhecer
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    Home»ECONOMIA»Dia das Mães: pagamento à vista, roupas e reunião em família são as escolhas dos belo-horizontinos
    ECONOMIA

    Dia das Mães: pagamento à vista, roupas e reunião em família são as escolhas dos belo-horizontinos

    02/05/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Os consumidores da capital mineira já fizeram algumas escolhas para o Dia das Mães. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 79% dos entrevistados têm intenção de presentear na data e, para isso, vão optar por pagamento à vista e presentear com roupas, investindo R$ 176,11 por produto. A maioria dos belo-horizontinos (84,8%) pretende celebrar a data em uma reunião em família.

    “O Dia das Mães é uma data carregada de muito afeto e as pessoas fazem questão de presentear as mães, as esposas e as sogras. Em termos de varejo, é a principal data comemorativa do primeiro semestre e é um aquecimento para o segundo”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

    Movimentação nas lojas de rua

    A maior parte dos consumidores (67,7%) afirma que irá realizar as compras na semana que antecede o Dia das Mães e as lojas de rua serão o principal local para ir em busca dos presentes. A internet (23,4%) e os shoppings (22,8%) também foram citados pelos entrevistados. Outros locais mencionados foram feira livre (2,5%), pequenos comerciantes autônomos (1,9%), floricultura (1,3%), comércio essencial como mercado (0,6%).

    Os principais presentes ofertados pelos belo-horizontinos serão roupas (28,5%), cosméticos (24,1%), calçados (16,5%), acessórios (12,7%), itens de floricultura (6,3%), eletrodomésticos (4,4%), livros (3,2%) e guloseimas (3,2%).

    De acordo com a pesquisa, os fatores que determinam a escolha dos presentes são o desejo da pessoa a ser presenteada (51,3%), necessidade do homenageado (28,5%), qualidade do produto (10,1%), desconto e/ou preço do produto (8,9%), recomendação de amigos (0,6%) e facilidade de compra e entrega (0,6%).

    A intenção dos consumidores é comprar, em média, um presente. Para isso, eles projetam um investimento de R$ 176,11. Esse valor indica uma alta de 14,5% em relação ao ano passado, quando o tíquete foi de R$ 153,81.

     

    O valor médio dos itens de maior saída são:
     

    Roupas = R$ 117,78
    Cosméticos = R$ 144,08
    Calçados = R$ 150,96
    Acessórios = R$ 106,25

    Em comparação ao ano anterior, 41,1% dos entrevistados afirmam que os gastos com os presentes serão maiores. Para 29,7% o valor será igual e para 20,9% será menor. Quando questionados sobre os motivos que os levarão a gastar mais, 78,5% afirmam que é pelo preço elevado dos produtos. Já 21,5% irão comprar um presente melhor.

    Dentre os que vão reduzir os investimentos, os motivos apresentados foram: orçamento apertado (48,5%), gastos fixos maiores que em 2023 (18,2%), está desempregado (15,2%), endividamento (6,1%), piora do cenário econômico em relação a 2023 (6,1%), presentes mais caros (3%), a pessoa homenageada escolheu um presente de menor valor (3%).

    Formas de pagamento

    A modalidade de pagamento mais utilizada será à vista (81,6%). Já 18,4% dos consumidores pretendem pagar os presentes a prazo, em até três parcelas. As formas de pagamento citadas foram as seguintes:
     

    PIX = 25,3%
    À vista cartão de crédito = 25,3%
    Cartão de débito = 17,7%
    Parcelado cartão de crédito = 15,8%
    Dinheiro = 13,3%
    Parcelado no cartão da loja = 2,5%

    “Em comparação ao ano passado, notamos que o uso do PIX como forma de pagamento aumentou, assim como o pagamento à vista no cartão de crédito. Isso nos mostra que os consumidores estão evitando o endividamento e cada vez mais adeptos à digitalização do dinheiro, já que o uso da moeda em espécie nesta data recuou de 22,5%, em 2023, para 13,3%, em 2024”, detalha a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos. “Também verificamos que 100% dos entrevistados não deixarão de pagar as contas para comprar presentes e  98,7% afirmaram que nunca ficaram com o nome sujo em função de compras em datas comemorativas”, completa. 

    Em relação ao preço dos produtos, 91% dos entrevistados dizem que notaram aumento. Em função disso, aproximadamente,  oito em cada dez consumidores (78%) pesquisam sempre, ou quase sempre, os valores dos produtos antes de finalizar a compra.

    As lojas físicas são o local preferido de 60% dos consumidores para pesquisar os preços e fechar a compra. Já 31,5% afirmam pesquisar e comprar on-line. A pechincha em loja virtual e a compra em loja física são escolhas de 6,5%. E o contrário, análise de preços em loja física e finalização da compra em ambiente virtual é a opção escolhida por 2%.

    Reunião em família

    Além de presentear alguém especial, a maior parte dos entrevistados (84,8%) pretende reunir a família para celebrar a data. O almoço será a escolha da maioria, 51,5%. Outras comemorações serão:
     

    Reunião com a família em casa de parentes: 32,4%
    Ida ao restaurante: 13,2%
    Viagem: 1,5%
    Café da manhã especial: 0,7%
    Ainda não planejou: 0.7%

    Para aqueles que irão realizar algo especial na data, 68,2% pretendem desembolsar um valor em torno de R$ 132,24 e 31,8% alegaram que não terão gastos. Em relação a divisão dos custos, 72,9%  irão dividir as despesas das comemorações.

    Fatores que influenciam a escolha do local de compra

    Lojas físicas e internet são os canais de compra mais citados pelos consumidores entrevistados. Contudo, alguns fatores motivam essas escolhas, são eles:

    Lojas físicas/de rua
     

    Preço = 43,2%
    Qualidade ou marca do produto = 13,5%
    Educação e cortesia dos funcionários = 10,8%
    Localização do estabelecimento = 10,8%
    Diversidade de lojas = 6,8%
    Agilidade do atendimento = 5,4%
    Credibilidade da loja = 5,4%
    Programa de fidelização = 2,4%
    Conforto = 1,4%

    Internet
     

    Conforto = 43,2%
    Preço = 13,5%
    Confiabilidade do site = 21,6%
    Frete grátis = 10,8%
    Agilidade no atendimento = 5,4%
    Qualidade ou marca do produto = 5,4%
    Rapidez na entrega = 2,7%
    Credibilidade da loja = 2,7%
    Cupom de desconto = 2,7%

    Em contrapartida, os fatores que prejudicam a escolha do local de compra são atendimento ruim (53,5%), preço elevado (52,4%), lojas cheias (43,9), má qualidade dos produtos (34,2%), pouca variedade de produtos (17,1%), escassez de estacionamento (8,6%), pouca flexibilidade de negociação (4,3%).

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Fraude no INSS: Como saber se fui vítima?

    05/05/2025

    Com cupom de desconto fica ainda mais fácil fazer suas compras no Carrefour

    29/04/2025

    Crédito do Trabalhador ultrapassa 40 milhões de simulações

    28/03/2025
    EM DESTAQUE

    Consulta pública sobre a desestatização da Sabesp recebe quase mil sugestões

    21/03/20240

    Quatro startups de transportes que todo investidor deveria ficar de olho

    11/06/20240

    Bancos avaliam Hapvida NotreDame Intermédica como a solução do setor de saúde suplementar

    19/04/20240

    ALE Combustíveis inaugura postos em Goiás e expande presença no entorno de Brasília

    22/04/20240

    Scanntech aponta crescimento de 5,2% no mercado de varejo alimentar, alcançando um faturamento recorde de R$ 1,205 trilhão

    24/06/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Prednisona Para Que Serve? Guia Completo Para Você

    24/06/2025

    Ideias de Lancheira Saudável Para Escola Fáceis e Rápidas

    24/06/2025

    Aprenda a Calcular a Pensão Alimentícia Corretamente

    24/06/2025
    CONTATO

    E-mail: contato@fozdobrasil.com.br

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.