Close Menu
Foz do BrasilFoz do Brasil

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Fabricante de Cortina Rolô em São Paulo – Elegância e Qualidade

    29/05/2025

    Urgência e Emergência no Plano de Saúde: Quais seus Direitos e Como Agir

    27/05/2025

    TESS Brooklin: sofisticação e conforto no melhor apartamento do Brooklin

    26/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    terça-feira, junho 10
    EM DESTAQUE
    • Fabricante de Cortina Rolô em São Paulo – Elegância e Qualidade
    • Urgência e Emergência no Plano de Saúde: Quais seus Direitos e Como Agir
    • TESS Brooklin: sofisticação e conforto no melhor apartamento do Brooklin
    • Viva Como em um Hotel 6 Estrelas: Le Six Paraíso, o Novo Alto Padrão da Lavvi
    • Funil para Laboratório: Escolha e Utilização
    • Como Tirar Estrias Na Barriga Depois Da Gravidez
    • Como Tirar Mancha De Corante Em Roupa
    • Michel Temer candidato? Ex-presidente viralizou no Instagram, em post do consultor eleitoral Wilson Pedroso
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    Home»ESTADOS»São Paulo»Atenção no desenvolvimento de criança com autismo pode diminuir prejuízo na comunicação
    São Paulo

    Atenção no desenvolvimento de criança com autismo pode diminuir prejuízo na comunicação

    03/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social e atinge uma criança em cada 36, de acordo com estimativa do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos. Enquanto isso, os dados sobre o transtorno no Brasil são escassos – situação que o País tenta corrigir com o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que pela primeira vez inclui perguntas sobre o assunto e que deve revelar o resultado ainda neste ano. Independentemente disso, o reconhecimento precoce da condição durante a infância pode facilitar o desenvolvimento intelectual e motor da pessoa com deficiência durante o crescimento.

    Segundo o neurocientista Erikson Furtado, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, ainda que os sintomas de TEA sejam variáveis, a dificuldade de aprendizagem é comum e, ainda que a deficiência intelectual não seja obrigatoriamente uma certeza de diagnóstico de autismo, as dificuldades de aprendizagem são levadas em consideração.

    Assim, nos casos em que ela está presente, o desenvolvimento das habilidades escolares pode ser desafiador para algumas crianças, passando pela educação básica. Enquanto indivíduos neurotípicos já participam de atividades preparatórias de alfabetização e de controle motor, em crianças com autismo “o envolvimento nessas atividades pode ser atrasado, pode demorar a acontecer e acaba impactando também as outras aquisições posteriores, como a escrita e a leitura”, explica o professor.

    Dessa forma, a observação de como anda o desenvolvimento das condições intelectuais e motoras da criança, por parte de cuidadores e educadores, é importante para que essas habilidades sejam tratadas da melhor forma possível.

    O médico explica que o processo de aprendizagem varia de criança para criança e que, apesar das dificuldades, a abordagem individualizada pode levar a resultados positivos na aquisição de conhecimento. “Os professores têm que reconhecer que isso é uma característica dessas crianças, mas que não significa necessariamente incapacidade de aquisição”, indica.

    Diagnóstico precoce

    Para que intervenções bem sucedidas sejam efetuadas, Furtado ressalta a importância do diagnóstico precoce e que existam melhores possibilidades de uma resposta positiva “às intervenções, especialmente quando a gente pensa nas crianças mais jovens”, pois “há uma certa tendência de piora com o avanço da idade” em certos aspectos do desenvolvimento.

    Alguns sinais que podem ser observados precocemente incluem a dificuldade no contato visual e comportamento distante ou pouco responsivo. Além disso, pode haver problemas alimentares e atraso na linguagem, como demora em falar ou dificuldade em se comunicar verbalmente. Furtado explica que, se a criança tem menos de três ou quatro anos de idade e apresenta essas características, o mais importante é levantar a suspeita e acompanhar o desenvolvimento de perto.

    Ainda assim, o médico alerta que outros problemas, como déficit intelectual, condições emocionais atípicas ou problemas sensoriais, podem se confundir com o TEA, sendo necessária a avaliação de especialistas na área para evitar diagnósticos precipitados. Porém, ele reforça que é importante considerar, também, o contexto em que a criança vive, incluindo sua família e recursos disponíveis.

    Com isso, intervenções precoces focadas na comunicação social podem ajudar a promover habilidades sociais e de comunicação desde cedo. Para o especialista, isso é crucial para o desenvolvimento saudável da capacidade de interagir e se comunicar que, segundo ele, são alguns dos maiores desafios para a pessoa autista. “Aquele paciente que, por várias razões, por limitações de acesso ou falta de diagnóstico, permaneceu todas essas fases da vida longe de uma intervenção adequada, vai estar um pouco mais prejudicado ao iniciar essas intervenções mais tardiamente”, complementa.

    Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
    https://bit.ly/govspnozap

    O post Atenção no desenvolvimento de criança com autismo pode diminuir prejuízo na comunicação apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

    Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

    24/06/2024

    Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

    24/06/2024

    Proprietários de cerca de 2 milhões de veículos com IPVA em atraso são notificados

    24/06/2024
    EM DESTAQUE

    Wiz Co reporta R$ 102,7 milhões de Lucro Líquido Ajustado no 1T24, aumento de 44%

    10/05/20240

    Praza Niterói promove ação pelo mês de Combate ao Trabalho Infantil

    26/06/20240

    Evento gratuito voltado para o universo infantil anuncia programação completa

    07/05/20240

    Como Tirar Box De Banheiro

    21/12/20240

    GIC Brasil expande sua presença no setor varejista com mais três clientes

    24/05/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Fabricante de Cortina Rolô em São Paulo – Elegância e Qualidade

    29/05/2025

    Urgência e Emergência no Plano de Saúde: Quais seus Direitos e Como Agir

    27/05/2025

    TESS Brooklin: sofisticação e conforto no melhor apartamento do Brooklin

    26/05/2025
    CONTATO

    E-mail: contato@fozdobrasil.com.br

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.