Close Menu
Foz do BrasilFoz do Brasil

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Fabricante de Cortina Rolô em São Paulo – Elegância e Qualidade

    29/05/2025

    Urgência e Emergência no Plano de Saúde: Quais seus Direitos e Como Agir

    27/05/2025

    TESS Brooklin: sofisticação e conforto no melhor apartamento do Brooklin

    26/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    domingo, junho 1
    EM DESTAQUE
    • Fabricante de Cortina Rolô em São Paulo – Elegância e Qualidade
    • Urgência e Emergência no Plano de Saúde: Quais seus Direitos e Como Agir
    • TESS Brooklin: sofisticação e conforto no melhor apartamento do Brooklin
    • Viva Como em um Hotel 6 Estrelas: Le Six Paraíso, o Novo Alto Padrão da Lavvi
    • Funil para Laboratório: Escolha e Utilização
    • Como Tirar Estrias Na Barriga Depois Da Gravidez
    • Como Tirar Mancha De Corante Em Roupa
    • Michel Temer candidato? Ex-presidente viralizou no Instagram, em post do consultor eleitoral Wilson Pedroso
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    Home»SHOPPING»Fluxo retrai em lojas físicas, mas faturamento aumenta 9% em fevereiro
    SHOPPING

    Fluxo retrai em lojas físicas, mas faturamento aumenta 9% em fevereiro

    01/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O fluxo de visitação em lojas físicas registrou queda de 6% no mês de fevereiro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo), organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

    Os estabelecimentos de rua apresentaram recuo de 8% e os de shoppings, 5%, na mesma base de apuração. Ainda, os shopping centers em geral, registraram 1% de retração no fluxo.

    Transações em alta

    Por outro lado, o faturamento do varejo apresentou aumento de 9% no Brasil. Com destaque para lojas de rua, que atingiram 14% de alta, e para a região Nordeste, que alcançou 13%. Essa movimentação refletiu na variação no ticket médio geral, que chegou à casa dos 4,5%, representando crescimento de 6% para estabelecimentos de rua e 0,2% para lojas de shoppings.

    “Apesar das turbulências políticas e econômicas, é crucial adotar um olhar mais otimista sobre a economia brasileira em 2024 a partir da performance desse primeiro trimestre. A redução consistente da taxa básica de juros pelo Banco Central traz alívio para os varejistas, facilitando investimentos em expansão, tecnologia e estoques. Com previsões favoráveis de crescimento econômico e inflação controlada, vislumbramos um ciclo virtuoso de mais consumo, empregos e benefícios para toda a sociedade”, analisa Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

    Dados por região

    Com exceção do pequeno acréscimo no fluxo de visitação apontado no Nordeste (0,3%) e Centro-Oeste (1%), as demais regiões apresentaram redução. Destaque para o Norte, com queda acentuada de 21%.

    No entanto, assim como o faturamento apresentou aumento de 9% no país, as vendas também subiram; registraram 4% de alta em todas as regiões, com destaque para Centro-Oeste (9%), Nordeste (7%) e Sul (3%).

    Fluxo entre setores

    O fluxo de visitação contou com redução nos quatro setores com dados apurados em fevereiro/24, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Por outro lado, em termos de vendas, há notável destaque no segmento de “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com alta de 11%, além do aumento expressivo de 17% no faturamento. Trata-se do único setor com destaque positivo no período.

    Na contramão, como destaque negativo, encontra-se “Móveis e eletrodomésticos”, com redução de 10% nas vendas e “Tecidos, vestuário e calçados”, em faturamento, registrando redução de 5%.

    “Ainda que as iniciativas de transformação digital tenham enfraquecido no ano passado, por conta de planos de sobrevivência imediata de algumas companhias, temos visto que o cenário econômico pode ajudar a superar gradualmente esse desafio. E, ainda que o fluxo no varejo físico tenha decrescido no último mês, a loja nunca teve um papel tão importante na jornada de consumo, assumindo parte estratégica para melhorar experiência, aumentar engajamento e fornecer conveniência ao consumidor”, relata Flávia Pini, sócia da HiPartners.

    Confira mais destaques do levantamento do IPV de fevereiro/24: 

    O índice de Cesta Básica no E-Commerce (ICB-COM) registrou alta de 17% em relação a fevereiro/23. Na variação mensal, houve crescimento de 0,15%.
    Para o indicador do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) da cesta básica, que cobre preços em lojas físicas, houve alta de 2% na variação mensal de fevereiro/24, em São Paulo. Em relação a fevereiro/23, o índice apresentou crescimento de 4%.
    No volume de vendas, o destaque positivo foi Centro-Oeste (9%), seguido do Nordeste (7%) e Sul (3%).
    No faturamento nominal, o maior crescimento foi da região Nordeste (13%).
    No fluxo de visitantes, Norte (-21%) foi destaque negativo e Nordeste (0,3%) e Centro-Oeste (1%) apresentaram pequena alta no período.
    O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos teve alta de 11% nas vendas e 17% em faturamento.

      
    Para obter o estudo completo, acesse: www.hipartners.com.br/ipv/.
        
     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Shopping Pátio Higienópolis promove Feira de Adoção de Pets

    14/05/2025

    Plaza Sul Shopping terá ‘Circuitinho Kids’ de Páscoa com caça aos ovos gratuita

    15/04/2025

    Histórias, memórias e emoção: exposição Meninas de Ouro – 1994 é inaugurada em São Paulo

    11/03/2025
    EM DESTAQUE

    Menopausa: Como conviver e conseguir domar os hormônios

    27/11/20240

    Como Tirar Extrato Do Cpf

    13/01/20250

    Geração Z: Como ela pode ser vista como a nova força no ambiente corporativo

    18/06/20240

    Como Tirar O Lag Dos Jogos

    25/12/20240

    José Vitor lizarda e Lelê Silva juntos novamente

    15/04/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Fabricante de Cortina Rolô em São Paulo – Elegância e Qualidade

    29/05/2025

    Urgência e Emergência no Plano de Saúde: Quais seus Direitos e Como Agir

    27/05/2025

    TESS Brooklin: sofisticação e conforto no melhor apartamento do Brooklin

    26/05/2025
    CONTATO

    E-mail: contato@fozdobrasil.com.br

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.